domingo, 19 de agosto de 2012


Caparaó tem fauna ameaçada por caçadores e criadores de pássaros



A Polícia Militar Ambiental do ES realizou nova investida contras caçadores e criadores de pássaros na Região do Caparaó, extremo sul do Estado. Mediante denúncias anônimas sobre pássaros da fauna nativa em cativeiro, os militares apreenderam no município de Alegre-ES 04 coleiros, 02 trinca ferros, 01 papagaio e 05 gaiolas.



A ação se estendeu na tarde de quinta-feira (16) em dois bairros na zona urbana de Guaçuí, sendo fiscalizadas residências onde também havia pássaros em cativeiro, resultando na lavratura de três Boletins de Ocorrência Ambiental, sendo apreendidos 10 pássaros silvestres nativos também sem a devida autorização do Ibama, sendo 05coleiros, 01 tico-tico, 04canários-da-terra, 10gaiolas de madeira, 01 alçapão e 01 transporte de pássaros.
Por se tratar de crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), foram lavrados boletins de ocorrência sendo entregue a Unidade de Polícia Judiciária dos respectivos municípios, com as cópias dos boletins de ocorrência também encaminhados aos MPs de Alegre e Guaçuí.
Os pássaros e as aves foram tratados elevados para a sede do IBAMA de Cachoeiro de Itapemirim. A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade e a pena para tal crime é de detenção de 06 meses a um ano e multa.
fonte:itapemirimemarataizesemfoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário