quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DETRAN VISTORIA VEÍCULOS EM 50 CIDADES DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO

Detran vai oferecer vários serviços para os motoristas. 
Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago.

O Detran visitará 50 municípios do interior do estado no mês de novembro, oferecendo serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, entre outros. Nos municípios de Quatis, Mangaratiba, Pinheiral, Porto Real, Paraty, Guapimirim, Piraí, Duas Barras, Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá e Rio das Ostras, os documentos dos veículos são emitidos no local da vistoria.

Com a visita dos vistoriadores, o Detran evita que os motoristas precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.

Confira abaixo o calendário completo de novembro:

01/11- Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Iguaba Grande;
05/11- Arraial do Cabo, c, Duas Barras e Cantagalo;
06/11- Santa Maria Madalena, Seropédica, Japeri e São Fidélis;
07/11- Quissamã, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes;
08/11- Sumidouro e Carapebus;
09/11- Conceição de Macabu e Carmo;
12/11- Rio Claro, Sapucaia e Silva Jardim;
13/11- Rio das Ostras, Três Rios e Itatiaia;
14/11- Quatis e Maricá;
16/11- Saquarema e Porto Real;
19/11- Tanguá, Mangaratiba e Guapimirim;
21/11- Silva Jardim, Natividade, Laje do Muriaé e Piraí;
22/11- Paulo de Frontin, Mendes, Varre e Sai e Rio das Ostras;
23/11- Saquarema, Porciúncula e Pinheiral;
26/11- Rio das Flores, São Fidélis e Paraty;
27/11- Tanguá, Italva e Levy Gasparian;
28/11- Itaocara, Cambuci, Cardoso Moreira e Rio das Ostras;
29/11- Maricá, São Francisco do Itabapoana e Aperibé;
30/11- São José de Ubá, São João da Barra e Saquarema.

fonte:Blog Rio das Ostras Jornal
Menor espécie de sapo do Brasil é registrada no 

ES, diz pesquisadora


O menor sapo do Brasil mede entre entre 7 e10 milímetros de comprimentro

A menor espécie de sapo do Brasil, e segunda do Hemisfério Sul, foi encontrada pela primeira vez no Espírito Santo, na região conhecida como Serra das Torres, em Atílio Vivacqua, no Sul do estado, e registrada pela pesquisadora do Programa de doutorado em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Jane de Oliveira. O animal raro, já visto na Mata Atlântica carioca, fará parte de uma publicação cientifica em abril.
Segundo a pesquisadora, a espécie mede entre 7 e10 milímetros de comprimento, ou seja, o sapo caberia com sobra em uma moeda de cinco centavos. “Durante o curso de Mestrado, eu e a minha equipe encontramos uma espécie de anfíbio, o Brachycephalus didactylus, um morador do chão das florestas, que é possivelmente o menor animal vertebrado do Brasil e um dos menores do mundo”, conta.
Feliz com a descoberta, Jane de Oliveira chama a atenção para a importância do Espírito Santo para a ciência nacional. “Fazer o registro de uma espécie, com a ecologia ainda praticamente desconhecida para a ciência, no Espírito Santo, mostra o quanto este estado é importante biologicamente. Uma área devastada pode ser sinônimo da perda de dezenas de espécies, desconhecidas neste estado e mesmo para a ciência”, diz a pesquisadora.
Jane afirma que a espécie era conhecida apenas no Rio de Janeiro. “Este foi o primeiro registro dele fora do estado. É possível que a espécie exista também em outras localidades do Espírito Santo, porém a visualização destes sapos é muito difícil. É um animal minúsculo, de coloração idêntica às folhas mortas caídas no chão da mata, de movimentos lentos e que entra em atividade apenas durante a noite”, diz a pesquisadora.
Com uma adaptação curiosa entre os anfíbios, a espécie – que também é conhecida como sapo Pulga – sobrevive confortavelmente com a umidade das folhas. “É um animal com uma adaptação muito interessante. Ele sofreu redução no número de falanges e no número de dedos  apresentando apenas o equivalente ao nosso dedo médio. Além disso ele não vive em ambientes com água, como a maioria, para ele basta a umidade existente entre as folhas caídas”, afirma.

A visualização destes sapos é muito difícil porque, além de minúsculos, eles têm coloração idêntica às folhas
 fonte:A Voz da Barra

Tente não rir se for capaz – Momento descontração “alô a Todos”






NEM TUDO É O QUE PARECE



   




Pastor causa polêmica ao recusar casamento de negros
 O pastor de uma igreja Batista no Estado americano do Mississipi causou polêmica ao recusar celebrar o casamento de um casal alegando que outros membros da congregação manifestaram objeções pelo fato de eles serem negros.
O pastor Stan Weatheford, da cidade de Crystal Springs, disse ter se surpreendido com os pedidos “de um minoria” para que não celebrasse o matrimônio.Charles e Te’ Andrea Wilson imprimiram e enviaram, com meses de antecedência, convites para o casamento na igreja Batista.
Mas, na véspera da data, receberam um telefonema do pastor, que os comunicou da decisão.
Weatheford acabou celebrando o matrimônio do casal em outra igreja.

Futuro

À agência de notícias Associated Press, Charles disse que “minha filha de nove anos estava indo para a igreja conosco, mas como você explica para ela que não poderíamos casar porque – adivinhe, minha querida! – somos negros”.
O casal costumava frequentar a igreja de Crystal Springs embora não fossem membros.
Representantes da Primeira Igreja Batista da cidade dizem que qualquer um é bem-vindo na congregação, independente da cor da pele.
A entidade disse que irá realizar consultas internas para decidir como lidar com este tipo de situação, caso volte a acontecer.
Desde o século 19, quando a igreja foi estabelecida na cidade, nenhum casal negro casou-se em suas dependências.
Os Wilson dizem que vão consultar um advogado antes de decidir seu próximo passo.

fonte:A voz da Barra
Aposte nas roupas metalizadas no inverno 2012
As tendências das passarelas para a coleção inverno 2012 está extremamente alto astral, lindas e principalmente muito, muito brilhosas, a tendência consiste no brilho e no metalizado, e o mais queridinho, não poderia deixar de ser, o preto, o azul, com o toque do metal, deixaram de ser básicas, para serem ousadas e na moda.
Umas das mais compradas e usadas principalmente nas noites e baladas são as saias metalizadas, douradas, prateadas, pretas e outras cores mais chamativas, todas estão em alta e fazendo muito sucesso. As saias metalizadas possuem diversos modelos e tamanhos, e devem ser usadas com cores mais neutras para que elas possam ser o centro das atenções.
As roupas metalizadas para o inverno 2012
Os melhores modelos de saias metalizadas podem ser encontrados principalmente nas lojas virtuais das marcas mais queridas como Gucci, e a Colcci que investiu nessas peças lindas para a coleção inverno 2012. E não é somente nas roupas que as cores metalizadas estão fazendo sucesso, os acessórios como cintos, bolsas, e sapatos também estão cheios do detalhe e devem ser usados sem muitos exageros, uma peça metalizada basta.
Outra linda tendência metalizada são as unhas metalizadas e os esmaltes, sim, não poderiam faltar, fazendo as mulheres que curtem a tendência ficarem ainda mais bonitas.
Roupas metalizadas inverno 2012
Esmaltes metalizados inverno 2012
Saia metalizada: tendência da moda
A tendêencia da roupa metalizada

fonte:A Voz da Barra
Energético investigado em casos de morte nos 

EUA é vendido no Brasil




VÁRIOS COMÉRCIOS DE BARRA DE SÃO FRANCISCO VENDEM ESTA BEBIDA…PORÉM É SÓ LER O QUE ESTÁ ESCRITO NA EMBALAGEM E MISTURAR O ENERGÉTICO COM BEBIDA ALCOÓLICA É UM PERIGO PARA O CORAÇÃO
O energético Monster Energy, que está sendo investigado pela agência Food and Drug Administration (FDA), encarregada de regular alimentos e remédios nos EUA, após a morte de uma menina de 14 anos no país, é vendido também no Brasil.
A menina americana, Anais Fournier, teve um ataque cardíaco depois de beber duas latas da bebida em dezembro de 2011.
O energético é comercializado no Brasil desde abril de 2010, segundo o diretor geral de operações no país, Frederico Aniya. AoG1, ele afirmou desconhecer casos semelhantes que tenham acontecido no Brasil.
Questionado sobre a qualidade do energético, Aniya disse que a bebida é segura e que segue todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É difícil comentar porque a gente não tem detalhes de como a menina consumiu [a bebida]“, disse. Segundo o diretor, o Monster Energy é vendido em todo território nacional.
Segundo a autópsia do corpo da garota americana, Anais morreu de ataque cardíaco devido à intoxicação por cafeína, afirmam agências internacionais.
A menina possuía um distúrbio que pode ter enfraquecido os vasos sanguíneos, segundo o médico responsável pela autópsia. Os pais da garota, no entanto, consideram que a empresa que produz o energético falhou em não colocar avisos sobre os riscos do consumo da bebida, e estão processando a companhia.
Em uma nota oficial em inglês enviada ao G1 na noite desta terça (23), a Monster Beverage Corporation, empresa responsável pela bebida, afirma estar entristecida pelo ocorrido com Anais Fournier e anuncia seu pesar e simpatia à família. A empresa diz não acreditar que seus produtos são de alguma forma responsáveis pela morte da garota e pretende se defender da ação judicial movida pela família.
A companhia afirma, entre outras coisas, que bilhões de latas de energéticos de várias marcas são vendidas em todo o mundo há cerca de 25 anos, e que desde que o seu energético foi colocado no mercado, em 2002, não há incidentes deste tipo registrados.
“A empresa monitora as mensagens de consumidores que recebe e não está ciente de nenhuma fatalidade em nenhum lugar que tenha sido causada por seus produtos, e nunca antes foi objeto de algum tipo de ação judicial desta natureza”, disse a Monster Beverage Corporation, na nota.

fonte:A Voz da Barra
Obra em Marataízes cai antes mesmo de ser concluída
Obra em Marataízes cai antes mesmo de ser concluída

A obra de construção de passeio sobre o espigão que liga o porto da Barra a pequena ilha Taputera em Marataízes nem ao menos foi finalizada e já sofre com a força da natureza. Fomos informados por um internauta na manhã de hoje sobre o desmoronamento de parte da obra e pudemos comprovar o fato através das fotos postadas ao final dessa matéria.
A obra que enchia os olhos dos moradores mais antigos da cidade que estavam impossibilitados de chegar até a ilha caminhando, já está sofrendo com erosão marítima e com os fortes ventos do local. Pessoas que estavam no local se diziam revoltadas com a maneira como está sendo feito passeio e informaram que estava sendo feito aterro com barro.
A água utilizada para fazer a argamassa também é suspeita, durante a visita ao local nossa reportagem pode comprovar que a mesma era salgada, o que acreditamos não ser recomendável para uso na construção civil.
Quase metade da laje que estava sendo construída no início do píer desmoronou com a força das ondas e uma mureta também havia caído, também impressiona a rapidez com que o ferro usado para se fazer as colunas estava se desintegrando.
Não pudemos verificar a data de início e término da obra, pois a placa estava rasgada, entramos em contato com o secretário de obras e fomos informados que a empresa já foi notificada sobre o fato e que todas as medidas para a reparação da parte que caiu já estão sendo tomadas. Sobre a água salgada usada na argamassa o secretário afirmou desconhecer essa prática e que amanhã (30/10) iria ao local para verificar o ocorrido, pois o local era abastecido por um carro pipa (caminhão com água).
Sobre a não utilização de ferragens na estrutura horizontal fomos informados ainda tratava-se de um concreto que, similar ao asfalto, ao entrar em contato com as rochas se solidifica imediatamente, grudando de maneira eficaz.
Outra deficiência na obra que pode ser percebida foi a não existência de áreas de vazão para a água que poderá se acumular em toda a extensão do passeio, situação essa que pode ser contornada, mas que já deveria estar sendo executada.
Fica a dica para que as obras realizadas durante essa gestão sejam fiscalizadas e não tenhamos calçamentos tipo sonrisal que evaporaram em administrações anteriores. Marataízes tem se tornado um grande canteiro de obras e a prefeitura não está sendo eficiente na divulgação nem mesmo na fiscalização das obras. Os vereadores também devem ser mais atuantes em suas pastas, já que cabe a eles fiscalizarem os atos do executivo.










fonte:itapemirimemarataizesemfoco

Procuradoria brasileira levanta hipótese de tráfico de pessoas; Itamaraty discorda


A brasileira Ingrid Migliorini, mais conhecida como "Catarina", vendeu sua virgindade por mais de R$ 1,5 milhão, mas, se depender do subprocurador-geral da República João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho, ela pode ficar sem um tostão.

Mello Filho quer que o diretor do documentário Virgins Wanted(Procura-se Virgens, em tradução livre), Justin Siseley, que patrocinou o leilão da virgindade da brasileira e vai produzir um filme sobre a história, responda pelo crime de tráfico de pessoas.
Em entrevista ao R7, o subprocurador disse que ficou sabendo que o australiano Sisely, idealizador do projeto, está vindo para o Brasil com Catarina, e que tentará acionar o Ministério Público para que ele responda pelo crime.
— Pretendo acionar o Ministério Público aqui [no Brasil], para que, se ele vier, ele responda [pelo crime]. Se o crime produziu efeitos no Brasil, e o efeito foi o aliciamento, a competência é da Justiça brasileira.
O subprocurador enviou um e-mail para o Ministério das Relações Exteriores, na última sexta-feira (26), pedindo que o Brasil interceda junto ao Estado australiano para que o visto de Catarina seja retirado e ela seja deportada. 
"O crime já ocorreu"
De acordo com o subprocurador, “não há dúvida” de que o leilão se trata de um crime.
— Aliciar uma brasileira para se prostituir no exterior é crime, não há dúvida. [...] A prostituição em si não é crime. Ela faz do corpo dela o que ela quiser. [...] Não há a intenção de cercear a liberdade. [...] O problema é que um produtor de TV está ganhando dinheiro em cima disso.
O subprocurador afirmou que, mesmo que o ato sexual ainda não tenha acontecido, o crime já ocorreu.
— O simples aliciamento já é um crime: aliciar a mulher brasileira para cometer prostituição do exterior. [...] Nessa medida, o Brasil deve interceder junto às autoridades australianas.
Ele ainda afirmou que o leilão de virgens “ocorria no circuito clandestino, em bordeis”, mas que “o problema maior agora é que isso foi feito abertamente”.
— É uma zombaria de nossas leis, para todo mundo ver.
Itamaraty não vê indícios de tráfico de pessoas
A assessoria do Itamaraty confirmou ao R7 o recebimento da comunicação do subprocurador, mas afirmou que não há indícios de que o caso se configure em tráfico de pessoas.
— Aparentemente, a liberdade dela não foi cerceada. [...] Na nossa avaliação, ela é maior de idade e está ciente do que envolve esse contrato que ela assumiu com uma televisão.
O Itamaraty ainda destacou que Catarina não teve o passaporte retido por alguém, nem procurou a assistência do consulado na Austrália.
Sobre a possibilidade de o Brasil retirar o visto da jovem para que ela retorne ao País, o Itamaraty afirmou que isso não cabe ao Ministério das Relações Exteriores.
O Itamaraty destacou, no entanto, que, caso receba qualquer comunicação oficial do Ministério Público, tomará as devidas providências.
R7 entrou em contato com a produtora australiana, mas não obteve resposta sobre o caso até a publicação da reportagem.
tente:itapemirimemarataizesemfoco

Provas do ENEM serão guardadas com lacres eletrônicos


A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá um reforço na segurança. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai usar lacres eletrônicos para o fechamento de 10 mil malotes de provas, cerca de 25% do total.
O  investimento de R$ 3,7 milhões é referente a 20 mil dispositivos de segurança, que registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova. Eles poderão ser utilizados em até seis exames.
Apenas metade será utilizada no Enem e o restante em outros exames, como o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). O valor do contrato com a gráfica RR Donnelley foi divulgado hoje (31) no Diário Oficial da União.
As provas do Enem serão aplicadas em 1.615 municípios de todo o país no próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h. O Ministério da Educação (MEC) recomenda que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
O ministério alerta que o preenchimento do cartão de respostas e a redação devem ser feitos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No sábado (3), serão aplicadas as avaliações de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto no edital é quatro horas e trinta minutos para realização da prova no sábado. No domingo (4), serão avaliadas linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e trinta minutos para a conclusão da prova.
fonte:Blog do BG

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Russo do leilão diz ser apaixonado por Catarina
Foto: Reprodução
Alexander Stepanov, o russo que leiloou sua virgindade junto com Catarina Migliori (a virgem de R$ 1,5 milhão), nunca teve facilidade com as mulheres. Enquanto seus amigos contavam sobre seus primeiras experiências sexuais, o menino apenas ficava envergonhado de ser casto aos 20 anos de idade.
Os lances para tirar a virgindade do russo foram encerrados no último dia 24. Em contraste com Catarina, Stepanov conseguiu faturar com o leilão apenas R$ 6 mil. Quando assistiu o projeto do documentário pela primeira vez, Stepanov revelou: "Achei errado, não acho normal ou certo que as pessoas leiloem sua virgindade. Mas pensei: 'quer saber? Quero estar no documentário', porque sou uma pessoa com muitas histórias para contar e talvez isso mude a vida das pessoas. Tive uma experiência muito ruim em minha infância e, quando fiquei mais velho, não conseguia conversar com garotas."
O russo espera que com o documentário e com sua primeira relação sexual consiga superar seus traumas e medos, e ajudar no seu relacionamento com o sexo oposto. Em entrevista ao G1, Stepanov afirmou: "Meu sonho... fico um pouco nervoso ao dizer isso, mas gostaria de me relacionar com Catarina, gosto muito dela. Fomos à praia há algumas horas, e passamos um ótimo tempo juntos. Em toda minha vida, nunca estive tão próximo de uma garota, e gosto muito dela, de verdade", contou. Quando perguntado se a brasileira seria a garota dos sonhos, Alexander ficou encabulado, riu e disse: "ela é tão legal, tão bonita... gosto muito dela."
Vale lembrar que quem "arrematou" Alexander foi um homem brasileiro. O jovem russo diz ser heterossexual e pode não querer perder sua virgindade com uma pessoa do mesmo sexo. Vamos esperar cenas dos próximos capítulos.
fonte:Yahoo.com

Cleo Pires garante que está bem e não fala sobre gravidez

Foto: Divulgação
Após passar mal e cancelar sua gravação na novela "Salve Jorge" no último final de semana, conforme noticiou o jornal "Extra", Cleo Pires acalmou seus fãs que estavam preocupados com o ocorrido através de sua conta no twitter.

"Eu estou bem, queridos. Obrigada pelo carinho", afirmou.

Apesar de ter levantado suspeitas de uma possível gravidez, a intérprete da Bianca e seu marido, o publicitário João Vicente de Castro, não se pronunciaram a respeito dos boatos.
fonte:SRZD
Gasolina vendida no estado do Rio de Janeiro é a mais adulterada do país
Foto: DivulgaçãoCom o índice médio de não conformidade da gasolina em 6,5%, o estado do Rio de Janeiro figura em primeiro lugar no ranking nacional do combustível mais adulterado. Em algumas cidades da região norte fluminense, como Campos dos Goytacazes, o índice chega a 31%, bem acima dos recomendados 2,5%.
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, classificou como "intolerável os índices evidenciados em algumas localidades. Ela, no entanto, eximiu os postos de gasolina da culpa da adulteração.
"Fizemos um esforço grande de fiscalização, com o auxílio da polícia, e chegamos à conclusão de que o combustível era adulterado com a adição de óleo diesel e que essa adulteração era feita no transporte. O produto saia correto da distribuidora e já chegava ruim no posto de gasolina", explicou.
Além da constatação do problema, Magda garante que o problema está sendo resolvido. Segundo ela, com as investigações foi possível identificar a máfia da adulteração que agia na fase do transporte da gasolina.
"Hoje nós conseguimos reduzir de forma significativa o índice de não conformidade na região de Campos e imediações", completou.
Média de adulteração nacional é tolerável
Ainda de acordo com a diretora da ANP, embora o Rio de Janeiro esteja fora dos eixos neste quesito, o índice nacional segue os padrões internacionais de até 2,5% de adulteração. Em 2012, cerca de 160 autuações foram efetuadas em todo o território nacional.
fonte:SRZD
Marataízes faz pré-lançamento do circuito turístico Falésias e Lagunas na terça (30)
Marataízes faz pré-lançamento do circuito turístico Falésias e Lagunas nesta terça (30)
Nesta terça-feira (30) o Espírito Santo vai ganhar mais um roteiro de turismo: o Circuito Turístico Falésias e Lagunas de Marataízes terá solenidade de pré-lançamento realizada às 18h30, na Pousada Alto da Praia.
Objetivo do evento é apresentar oficialmente o processo de formação deste roteiro, os empreendimentos já integrantes e os parceiros envolvidos e, ainda, contar com a participação da sociedade na construção deste novo produto turístico. Acompanhado de uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-ES), o secretário Alexandre Passos participará da solenidade
Circuito Turístico Falésias e Lagunas
Há pelo menos 10 meses a Setur vem trabalhando, em parceria com o Sebrae-ES, Prefeitura Municipal de Marataízes e empreendedores do trade turístico local, para a formatação do circuito.
Nesse período foram realizados vários encontros e palestras de sensibilização, sempre com a Consultoria do Sebrae, visando debater a ação e atrair os empreendedores da região para uma adequação de seus negócios para receberem bem os turistas.
Esta iniciativa da Setur é inovadora. Pela primeira vez uma equipe da Secretaria está acompanhando a formatação de um circuito turístico desde a sua idealização. A criação do Circuito Falésias e Lagunas deve possibilitar a movimentação da economia local, e também a preservação dos recursos naturais da região por meio da prática do turismo sustentável.
Marataízes
O município de Marataízes fica ao Sul do Espírito Santo e possui grande potencial turístico, com variedade de belezas naturais como praias, lagoas, ilhas, mangues e falésias. Destaque para a Lagoa do Siri, separada do mar por uma pequena faixa de areia, e a semideserta praia e lagoa de Boa Vista, cuja paisagem é marcada por falésias monumentais.
Fonte: es.gov.br 

Estudo encontra álcool tóxico capaz de matar em 37% das bebidas pesquisadas


Em mais da metade de uma amostra de 65 bebidas coletadas com produtores, vendedores e consumidores das cidades de São Paulo e Diadema (SP) constatou-se a existência de substâncias nocivas à saúde humana. A presença de metanol – um álcool tóxico que pode até matar – foi detectada em 37% das cachaças, licores, vinhos, conhaques e uísques analisados. Em 11 bebidas, as concentrações de cobre estavam acima de 5 mg/l, limite estabelecido por lei.
O estudo, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo (Cebrid-Unifesp), faz parte de um levantamento internacional que abrange o consumo de álcool clandestino. Ambos os estudos são financiados pela International Center for Alcohol Policies (Icap), ONG americana vinculada à indústria da bebida. Os resultados serão divulgados hoje, pela primeira vez no Brasil, durante conferência em São Paulo.
“A pesquisa, inédita, que durou dois anos, envolve países como Brasil, China, Índia, México e até o Sri Lanka”, afirma o médico e professor da Unifesp Elisaldo Carlini, um dos coordenadores do levantamento do Cebrid.
A maioria das amostras das bebidas foi coletada em São Paulo (69%), especialmente com vendedores. Porcentagem ainda maior (81%) declarou que sabia que as bebidas vendidas eram ilegais. O restante da amostra é procedente de Diadema, cidade onde o Cebrid possui um núcleo de pesquisas.
Depois de passarem por quatro análises químicas – entre as bebidas, 65% eram cachaças artesanais e 10%, licores -, constatou-se que apenas 8 das 65 amostras eram registradas no Ministério da Agricultura e muitas apresentavam grande concentração de água e alto teor de acidez (pH maior que 5).
Nas amostras de cachaça, o valor do etanol estava abaixo do adequado (40%). E em 24 amostras foi comprovada a existência de metanol. “Nenhuma concentração deveria estar presente. Dependendo da quantidade ingerida, pode levar até a morte por intoxicação”, afirma Vânia Viana, pesquisadora da Unidade de Dependência de Drogas da Unifesp.
Além disso, das 11 amostras de cachaça com alto teor de cobre, em 1 delas a concentração ultrapassa em 5 vezes o estabelecido por lei. “O excesso de cobre acaba fazendo dele um agente agressor do organismo”, diz a nutricionista Camila Leonel.
Outro dado levantado por essa pesquisa é que em parte dos produtores foi constatado que o processo de engarrafamento é feito sem o uso de técnicas de assepsia.
Controle
De acordo com Luiz Alberto Chaves, coordenador da Coordenação de Políticas sobre Drogas (Coed) do governo de São Paulo, “a falta de estatísticas oficias sobre a produção e o consumo de álcool ilegal tem impacto na elaboração de políticas públicas da área”.
Em nota, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que apura periodicamente todas as denúncias de bebidas alcoólicas sem registro.
Fonte: Estadão
Por que Neucimar perdeu? Mexe, remexe, procuro, mas não vejo

Mexe, remexe, procuro, mas não vejo. O prefeito Neucimar Fraga (PR) está desse jeito na busca de explicações para sua consolidada derrota eleitoral para o neófito Rodney Miranda (DEM) em Vila Velha.
Mas, por que se viu frustrado o projeto de poder do ex-sacoleiro, que um dia, como tantos irmãos nossos nordestinos, saiu da Bahia com a família em direção ao Rio e ficou por aqui mesmo para melhorar de vida, empurrado pela extrema carência material e de perspectivas num Estado que era dominado pelo coronelismo político de Antonio Carlos Magalhães, até que a morte separou o povo dele?
Por que, de repente, alguém sem nenhuma tradição política, com um histórico controverso que remete ao passado autoritário recente do País, em que ninguém estava livre dos olhos e ouvidos do Estado repressor, chega, se estabelece e se cria, politicamente, no município que é o berço da colonização do Espírito Santo e que já gestou interessantes personagens políticos de raiz?
Até hoje as pessoas mais lúcidas tentam encontrar uma explicação para a extraordinária votação que teve para deputado estadual, em 2010, em Vila Velha, o hoje candidato a prefeito Rodney Miranda, que tem dificuldades para sorrir, fala sem emoção e tem uma imagem pública antítese do político tradicional, populista, falastrão e superficial que nos acostumamos a ver estourar as urnas de tantos votos no nosso Brasil brasileiro.
O sistema eleitoral eletrônico deixa margem a dúvidas? Sim, deixa, não sei se legítimas, mas elas aumentam quando vêm à tona fatos como o de Nova Venécia, onde uma mulher, que morreu há 11 anos sem título de eleitor “votou” normalmente nas eleições municipais do último dia 7 de outubro. Depois, o TRE encontrou na falha de mesários a explicação para a troca de voto – uma pessoa de prenome semelhante votou pela falecida, erradamente.
Não dá para confiar, totalmente, em segurança digital, por mais que a Justiça Eleitoral defenda, e com razão, o peixe que ela comprou e que, na verdade, nos dá um certo orgulho. Do lado de cá, temos motivos para não confiar não na Justiça Eleitoral, mas no sistema eletrônico “indevassável”.  As informações que circularam em Vila Velha no segundo turno aumentam as incertezas.
Mas, se havia dúvidas sobre a extraordinária votação de Rodney, que derrotou Max Filho há dois anos em seu próprio reduto, inusitadamente, hoje parece que essa nuvem se dissipa com explicações mais racionais.
Tenho um amigo cujo filho é presidente de Sessão Eleitoral. Quando acaba a votação, eles fecham a urna e sai um relatório impresso com a votação. O menino preside uma sessão no Centro de Vila Velha, que tem um eleitorado de classe média, independente e conservador. Chegou e disse: “Pai, o Rodney vai para o segundo turno, se não ganhar no primeiro”. Quando acabou o segundo turno, falou: “O Rodney vai levar. Só na minha sessão, foram 100 votos de diferença”.
Arrepios! Que fenômeno era esse? Talvez o mesmo que varreu Serra, Vitória e Cariacica, embora o perfil do nosso Rambo seja diferente de Audifax, Juninho e Luciano Rezende. Fato é que já não se pode duvidar que a classe média da orla e proximidades  escolheu o xerife, talvez num comportamento social patológico idêntico ao do apoio aos militares em 1964.
O sorriso de Quico de Neucimar já não convence ninguém. Convenhamos, ele nem foi tão mal assim, do ponto de vista de realizações, porque contou com um governador que não persegue, que é Renato Casagrande. Mas é dissimulado e isso irrita e afasta o eleitor mais consciente. Neucimar fez um governo auto-suficiente, do mesmo jeito que conduziu sua campanha passada e a atual. Não é chegado a práticas políticas saudáveis. Vila Velha ganhou obras, sim, mas as principais são do Governo do Estado e ele tentou vender a ideia de que eram dele.
Neucimar perdeu porque não falou com a população. Achou que a periferia seria suficiente para elegê-lo, com sua história de migrante baiano que subiu na vida, mas isso não está sendo suficiente. Pecou nos detalhes, na rua abandonada, na distância do eleitor consciente, na falta de diálogo com a população, haja vista a forma como implantou o estacionamento rotativo no município, necessário, mas sem participação do contribuinte.
Dizem que “o diabo mora nos detalhes”. Prefiro Deus, mas para Neucimar está sendo o inferno não ter percebido os detalhes. E deixou brecha para a tomada do poder em Vila Velha, porque as coisas mais simples não foram solucionadas. Apesar dos discursos dele, ainda refletem as consequências da chuvarada de janeiro passado. E tantas inundações passadas. E este é apenas um de seus problemas sobre os quais tanto discursou e pouco fez, mesmo que diga o contrário. Demorou a agir sobre situações, relativamente, simples.
Eu gostaria de ter respostas mais objetivas, mas há coisas sem explicações claras. Elas vieram nas urnas neste domingo. Como já comentei na coluna original na semana passada, detonada pelos hackers, que invadiram o Século, em 2012, diferentemente de 2010, creio que as coisas estão muito mais evidentes. Se para o bem ou para o mal, somente o futuro dirá. Mas o Capitão Nascimento vem aí.
Agora, o tema é, totalmente, contextualizado no resultado da votação. Com a eleição de Rodney Miranda (DEM), polêmico ex-secretário de Estado de Segurança, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que passou oito anos no poder vendendo imagem de bom moço, vai transformar o município de Vila Velha em seu “bunker”. A eleição foi conquistada com muito dinheiro na campanha e uma agressiva estratégia de marketing que visava à desconstrução da candidatura do prefeito Neucimar Fraga e, ao mesmo tempo, associar o próprio PH ao “nosso xerife”.
Com a imagem arranhada no episódio da Operação Leo Oswald, que levou quase 30 pessoas para a prisão, em cujo processo a decisão do desembargador Pedro Valls Feu Rosa relaciona o nome do ex-governador a operações de compra e venda superfaturada de terrenos em Presidente Kennedy, no contexto da concessão de créditos fiscais para a Ferrous construir um porto e uma indústria metalúrgica no Sul do Estado, Paulo Hartung tinha em Rodney sua última cartada para tentar se proteger.
Com o inexperiente Rodney no comando da Prefeitura, e Paulo Hartung por trás, Vila Velha vive dias incertos. Obviamente, o governador Renato Casagrande, que apoiava Neucimar, não imporá a Vila Velha o isolamento a que Hartung submeteu o município enquanto era dirigido por seu antigo adversário Max Filho.
Até porque Casagrande não é disso e, muito mais, porque nunca se sabe se Renato está mesmo medindo forças ou compondo o tempo inteiro com Paulo Hartung por conta de sua indicação como candidato ao Governo em 2010, num golpe virulento contra Ricardo Ferraço, obedecendo a comandos de Brasília.
O que Vila Velha pode esperar, com o estilo Paulo Hartung de governar, via Rodney Miranda, é uma “invasão” da república hartunguista.  O que isso representa? Eu gostaria de saber responder. Mas esperem para ver.
Vila Velha é tudo para Paulo Hartung, porque Luiz Paulo (PSDB), eterno hartunguista de carteirinha, perdeu para o hartunguista dissidente Luciano Rezende (PPS), o novo prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), somente deve sua eleição ao povo de sua cidade, e Audifax, na Serra, está muito mais para Casagrande do que para Hartung.
A propósito, e diferentemente do que os marketeiros políticos tentaram fazer o povo crer, o senador Magno Malta não perdeu em Vila Velha e nem ganhou em Vitória. A  votação dele está descolada de composições políticas. Ele é a estrela de sua companhia, até que não seja mais.

José Caldas da Costa
fonte:vozdabarra.com.br