terça-feira, 30 de outubro de 2012

Gasolina vendida no estado do Rio de Janeiro é a mais adulterada do país
Foto: DivulgaçãoCom o índice médio de não conformidade da gasolina em 6,5%, o estado do Rio de Janeiro figura em primeiro lugar no ranking nacional do combustível mais adulterado. Em algumas cidades da região norte fluminense, como Campos dos Goytacazes, o índice chega a 31%, bem acima dos recomendados 2,5%.
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, classificou como "intolerável os índices evidenciados em algumas localidades. Ela, no entanto, eximiu os postos de gasolina da culpa da adulteração.
"Fizemos um esforço grande de fiscalização, com o auxílio da polícia, e chegamos à conclusão de que o combustível era adulterado com a adição de óleo diesel e que essa adulteração era feita no transporte. O produto saia correto da distribuidora e já chegava ruim no posto de gasolina", explicou.
Além da constatação do problema, Magda garante que o problema está sendo resolvido. Segundo ela, com as investigações foi possível identificar a máfia da adulteração que agia na fase do transporte da gasolina.
"Hoje nós conseguimos reduzir de forma significativa o índice de não conformidade na região de Campos e imediações", completou.
Média de adulteração nacional é tolerável
Ainda de acordo com a diretora da ANP, embora o Rio de Janeiro esteja fora dos eixos neste quesito, o índice nacional segue os padrões internacionais de até 2,5% de adulteração. Em 2012, cerca de 160 autuações foram efetuadas em todo o território nacional.
fonte:SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário