domingo, 28 de outubro de 2012


MARATAÍZES INAUGURA EM BREVE ACADEMIA PARA A TERCEIRA IDADE

MARATAÍZES INAUGURA EM BREVE  ACADEMIA PARA A TERCEIRA IDADE
O Projeto Academia da Terceira Idade (ATI) será inaugurado em novembro, juntamente com a reforma, ampliação e urbanização do Centro de Convivência Renascer, próximo ao Fórum de Marataízes. Uma grande conquista para o município proporcionada pela Prefeitura Municipal de Marataízes, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo.
Um sucesso em diversos estados brasileiros, a ATI é um projeto que chega em Marataízes para movimentar a terceira idade e promover a redução de medicamentos para doenças que podem ser amenizadas com a prática de exercícios físicos, incentivando-os a obter autonomia e independência, conscientizando-os sobre a importância da relação de treinamento de força e da prática de atividades físicas em sua vida cotidiana. Cada ATI é formada por uma equipe composta de professores de Educação Física, técnicos de enfermagem e apoios que tem como função proporcionar condições favoráveis para a realização dos objetivos preconizados pelo projeto.
São dez aparelhos instalados ao ar livre, que atenderá aproximadamente 300 idosos, todos cadastrados no Centro de Convivência, e que terão a oportunidade de praticar exercícios físicos, gratuitamente, através de alongamento e fortalecimento da musculatura e todos serão acompanhados de profissionais garantindo a saúde e o bem-estar.
Estudos realizados entre idosos comprovam que àqueles que praticam exercício físico pelo menos uma vez por semana tem 40% menos chances de doenças e complicações do que aqueles que não praticam nenhum tipo de atividade física. O estudo ainda aponta que quando o corpo é estimulado há diminuição de dores e, mais importante, ganham em longevidade.
A terceira idade de Marataízes mantém uma série de atividades semanais são oferecidas, como, aulas de dança, ginástica, grupo de coral, Artesanato, Informática, passeios, excursões, musicoterapia, Hora da Receita (degustação de receitas trocadas entre os integrantes) e várias comemorações com muita música, festa e alegria. Além das atividades, os idosos contam com apoio na obtenção de alguns serviços como a carteira do idoso, que garante alguns direitos como o transporte gratuito.
A terceira idade de Marataízes recebe um investimento, feito com recursos próprios de aproximadamente R$ 289 mil reais e recursos do Governo do Estado de R$ 95 mil reais. No prédio do Centro de Convivência funcionará também o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal do Idoso, constituído recentemente.
Os interessados em integrar ao Centro de Convivência deve ter acima de 60 anos e fazer sua inscrição no local, das 8:00h as 16:00h de segunda a sexta-feira.
Praça das Academias
Dentro do planejamento do esporte para a próxima gestão, em breve crianças portadoras de necessidades especiais, jovens e adultos também serão beneficiados com a implantação da Praça das Academias ao Ar Livre. O local será numa área entre o Centro de Convivência e a Casa de Passagem, O programa tornará acessível a prática de atividades físicas via academia, gratuitamente, visando oferecer e melhorar a qualidade de vida da população.
 fonte:Maratimba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário