RESUMO DA PRIMEIRA FASE DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR DE SÃO FRANCISCO DEITABAPOANA-2012
Por: Genecy Filho
De um modo geral o campeonatoapresentou muitos avanços em relação aos anos anteriores no que diz respeito aorganização. Mas ainda demonstrou algumas falhas que podem ser corrigidasfacilmente. Basta que tenha planejamento e critérios bem definidos. Afinal decontas estamos lidando com a emoção humana e a paixão, as vezes desenfreada, dealguns torcedores.
Um dos pontos que ficou a desejarfoi em relação a segurança nas partidas. Muitas vezes fomos enfáticos, batendonessa tecla, pois os ânimos alterados de alguns torcedores e dirigentescolocava em risco a integridade física de todos os envolvidos na partida. Tivemoscasos em que a integridade física do árbitro da partida dependeu da ajuda deuns poucos torcedores mais sensatos, que sabem que após uma partida de futebol,a vida continua. Que muitos dos atores envolvidos nos jogos têm que trabalharno dia seguinte para sustentar sua família. Nessa hora, a presença de umefetivo policial abranda os ânimos dos mais exaltados.
Em relação ao nível do futebolapresentado, no geral, deixou a desejar. Algumas equipes montaram um elenco debom para muito bom, outras um elenco regular, e outras com um elenco debaixíssimo nível técnico. Mesmo aquelas com um bom elenco, deixaram a desejarno quesito conjunto. No grupo B, por exemplo, o Amprajope F.C., apesar daexcelente pontuação conseguida, deixa muito a desejar no conjunto. Sua forçaestá nos talentos individuais de seu elenco que, nos momentos complicados,alguém “põe a bola debaixo do braço” e resolve. Seu banco de reserva causainveja as outras equipes, pois são atletas que seriam titulares absolutos emqualquer equipe do campeonato. Ainda nogrupo B, a equipe de Travessão E.C, cresceu durante as rodadas. Hoje a equipenão lembra em nada aquela equipe limitada do início do campeonato. Igualmenteao Amprajope, peca pelo conjunto. Há uma dificuldade muito grande de manter amesma equipe em todas as partidas. Isso acaba afetando o entrosamento. A equipede Barra é considerada de regular para médio. Tem alguns bons valoresindividuais, mas precisa de uma definição quanto ao esquema tático a serutilizado. Presenciei jogos onde a equipe mostrou um entrosamento de campeão. Já emoutros, a equipe se apresentava de forma limitada, irreconhecível. Não se devemenosprezar o poderio ofensivo da equipe de Barra. Num dia de inspiração emalta, pode surpreender. Santo Amaro F.C. aparece na classificação final daprimeira fase como a quarta força do grupo. Com um elenco regular, tem noataque, ou melhor, em Izaque, sua única válvula de escape. A seu favor tem oseu estádio. É muito difícil enfrentá-los lá. Nesse grupo ficou bem nítido adiferença técnica entre as equipes. Amprajope, Travessão e Barra com um níveltécnico bem acima, Santo Amaro, Palmerinha, Quatro Bocas, em um nívelintermediário e, Lagoa feia, num nível técnico bem abaixo do esperado.
No grupo A, a equipe de São Francisco F.C.terminou como a maior força do grupo. É bem similar ao Amprajope. Tem um elencocom valores individuais muito bons, mas peca também pelo conjunto apesar do timeser um pouco mais entrosado que o Amprajope. Tem um banco invejável com atletasque seriam titulares em qualquer outra equipe. Sendo esse um dos pontos fortesda equipe. Mesmo com as substituições e rendimento não cai. A equipe de Alegria,em comparação com as outras que se classificaram para a segunda fase é a queapresentou um futebol mais inconstante durante a primeira fase. Foi capaz dealternar jogos razoáveis com péssimos jogos. Conseguiu sua classificação deforma duvidosa, numa partida em que o árbitro da partida teve que sair dentrode um camburão, devido ao vexame de sua atuação prejudicando a equipe de BoaVista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário