sexta-feira, 29 de julho de 2011

Experiência de física proposta por professora explode e deixa mulher e criança queimadas em Vitória



TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória

A mãe e o irmão de nove anos de uma estudante sofreram queimaduras por causa de um experimento de física que não deu certo na manhã desta sexta-feira (29), no bairro Ilha das Caieiras, em Vitória.

A atividade foi proposta pela professora da Escola Estadual Elza Lemos Andreata que sugeriu que os alunos fizessem a experiência em casa. "Como a gente tentou fazer na sala de aula e não deu certo, ela disse para fazer de novo em casa. Caso conseguíssemos fazer, seria apresentado no dia seguinte. Se não conseguíssemos, ficariamos sem nota", contou a estudante.

A estudante de 15 anos deveria fazer a experiência, que valia ponto e ensina como colocar um ovo dentro de uma garrafa. "Colocar álcool na garrafa, botar algodão, colocar fogo e, depois, o ovo para a garrafa 'chupar' o ovo", explicou a mãe da adolescente, Elisangela Araújo.
 
O trabalho seria apresentado em sala de aula, mas a adolescente resolveu praticar o exercício no meio da rua. A garrafa estourou e o fogo atingiu a mãe e o irmão dela. A criança de nove anos teve o rosto e boa parte do corpo queimados. Ele foi levado para o Hospital Infantil de Vitória. Já a mulher sofreu queimaduras em uma das pernas.
"Eu fiquei apavorada, fiquei doida. Chamei todos os meus vizinhos, gritei, fiquei em choque. Eu desmaiei, voltei, pulei e gritei. Estava pensando no meu filho que estava em chamas", disse Elisangela.
 
O diretor da escola explicou que a experiência de física só deu errado porque as orientações dadas pela professora não foram seguidas. "A professora passou o trabalho, explicou e deu uma cartilha de orientação para o grupo que iria fazer esse experimento. Ela deve ter sugerido que eles fizessem um treinamento em casa para que na hora da apresentação em sala de aula saísse tudo certinho. Acho que foram fazer em famíla e a mãe jogou o álcool de maneira errada no vidro e deixou a garrafa de álcool próxima e aconteceu essa fatalidade", afirmou Manuel Messias dos Santos.
 
Depois do acidente, a atividade de física envolvendo fogo foi suspensa na escola. "A atitude da professora eu não posso julgar, mas se fosse feito da maneira correta, com certeza esse acidente não teria acontecido. Nós vamos suspender essas atividades e, quando fizer, serão passados para a pedagoga e para a direção da escola para fazermos em laboratório com as normas de segurança para que isso não volte a acontecer porque é uma coisa muito desagradável", comentou o diretor.

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário