quinta-feira, 14 de julho de 2011

MPE-RJ ofereceu denúncias contra três Prefeitos e cinco Vereadores

Reprodução/Ururau
Entre eles o prefeito de Rio das Ostras Carlos Augusto, e o vereador de Campos Marcos Bacellar
Entre eles o prefeito de Rio das Ostras Carlos Augusto, e o vereador de Campos Marcos Bacellar
O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Cláudio Lopes, ofereceu denúncias contra três Prefeitos e cinco Vereadores da região. Entre os denunciados, que deverão responder a ações penais na Seção Criminal do Tribunal de Justiça, estão os Prefeitos Aparecida Panisset (São Gonçalo), Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Piraí) e Carlos Augusto Carvalho Balthazar (Rio das Ostras) e Vereadores de Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Magé, Miracema e Volta Redonda.

As denúncias, também assinadas pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial do MPRJ, Antonio José Campos Moreira, se referem a crimes que vão da dispensa ilegal de licitação a aplicação da Lei Maria da Penha.

POLÍTICOS DA REGIÃOO Prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, segundo o (MPE) violou a Lei de Licitações (Art. 92) três vezes, ao prorrogar ilegalmente um contrato firmado em 2004 com a pessoa jurídica Aquática Dejjam Ltda., para implantação de projeto esportivo. Os aditamentos, pelo prazo adicional de 12 meses, foram feitos em 2005, 2006 e 2007, totalizando R$ 339 mil. A pena para cada um dos crimes, se ele for condenado, é de detenção, de dois a quatro anos, e multa.

O Vereador de Campos dos Goytacazes Marcos Vieira Bacellar foi denunciado três vezes por calúnia e outras três por difamação, com os agravantes de os crimes terem sido praticados contra funcionário público, em razão de suas funções, e na presença de várias pessoas.

Em pronunciamento na Câmara, em junho de 2009, o Vereador fez uma série de ataques verbais contra o Promotor de Justiça Leandro Manhães de Lima Barreto, Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Campos, imputando falsos atos criminosos e fatos ofensivos à reputação do Membro do MPRJ. O pronunciamento teria ainda incluído pelo denunciado no site Youtube.

Outros ataques contra a honra do Promotor foram cometidos em entrevista à revista “Somos Assim”, publicada no mês seguinte. O fato de o político apresentar maus antecedentes levou o Procurador-Geral a não pedir a aplicação imediata da proposta de pena não privativa de liberdade.

O Vereador de Miracema André Luiz Amim Monteiro e seu pai, Jorge Luiz de Oliveira Monteiro, também foram denunciados pelo crime de calúnia, com os mesmos agravantes. No dia 4 de março de 2009, em evento realizado no auditório do Centro Cultural Melchíades Cardoso, ambos imputaram, falsamente, a prática do crime de prevaricação à Promotora de Justiça Luciana Barbosa Delgado.

A equipe do Site Ururau tentou entrar em contato com o vereador Marcos Bacellar, mas não obteve resposta. No blog do parlamentar também não há nenhum pronunciamento sobre o assunto.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário