quinta-feira, 21 de julho de 2011

Macaé inicia campanha para diminuir população de pombos na cidade

Divulgação
Campanha será feita com distribuição de panfletos e palestras nas escolas
Campanha será feita com distribuição de panfletos e palestras nas escolas
A Prefeitura de Macaé, realizará o projeto “Conhecer para controlar”, que objetiva trabalhar no controle de pombos na cidade. O trabalho está sendo desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação, e será feito nas praças e com palestras nas escolas da rede municipal.

A equipe que irá trabalhar nas escolas se reuniu para planejar como serão as palestras, que terão início na primeira semana de agosto, nas escolas no entorno do Parque Aeroporto. De acordo com o documento da Câmara, é neste bairro que existe a maior concentração de pombos.

O trabalho de controle acontecerá nas principais praças da cidade, com a distribuição de folhetos informativos, e depois irá para as escolas, onde o que se deseja, é que as próprias crianças sejam multiplicadoras do conhecimento.

PERIGO QUE VEM DO CÉULonge de serem considerados uma praga pública, os pombos são símbolos da paz, amor, religião. No entanto, quando em grande número num determinado local,essas aves podem causar danos à saúde e ao ambiente. As principais doenças transmitidas pelos pombos são: criptococose, histoplamose, alergia, toxoplasmose, ornitose, samonelose, psitacose, coccidiose, candidíase, encefalite, pseudotuberculose, tuberculose avícola e mais 26 doenças registradas.

As doenças acometem principalmente as pessoas que estão com o seu sistema de defesa enfraquecido, pelo uso crônico de medicamentos como os corticóides, usados no tratamento de alergia, bronquites, transplantes e nefrites.

Além de prejudicar a nossa saúde, os pombos também causam danos materiais, já que suas fezes ácidas corroem metal, descolorem pedras, apodrecem madeira, danificam superfícies e suas penas entopem calhas e ralos.

A facilidade de alimentação faz com que os pombos reproduzam com maior facilidade, aumentando rapidamente o número de aves nos centros urbanos que oferecem esta condição.

Para se prevenir das doenças, é necessário manter os animais longe das casas e dos locais frequentados por pessoas. Para isso, os moradores não devem oferecer alimentos aos pombos e evitar que eles façam ninhos nas residências. Ao fazer a limpeza do local, os cuidados devem ser redobrados: as fezes devem ser umidecidas e a pessoa deve usar máscara, para não inalar a poeira que sobe ao varrer.

fonte:Ururau.com

Um comentário:

  1. "Campanha Vamos VAIAR o Prefeito Beto Azavedo em Atos Públicos"

    Já quero deixar o convite, que a "Campanha Vamos VAIAR o Prefeito Beto Azavedo" vai estar quinta, sexta, sábado e domingo no Festival do Maracujá.

    Se você está insatisfeito com esse governo, se você vez o concurso de 2008 e não foi convocado, venha se unir a nós!

    VAMOS VAIR MUIIIIIIIIITO!!

    NÃO SE ESQUEÇÃO!

    ResponderExcluir