terça-feira, 26 de julho de 2011

Programa de recuperação de mata ciliar aumenta volume de água em SFI

Divulgação
A área fica próxima de um açude, que é braço do Brejo da Cobiça, volume de água irriga quatro propriedades rurais
A área fica próxima de um açude, que é braço do Brejo da Cobiça, volume de água irriga quatro propriedades rurais
“Estamos há cinco dias irrigando o abacaxi, eu e outros três vizinhos que puxam água desse açude, e continua tendo água. Ano passado mesmo a gente não teve essa fartura. Eu tentava, tentava e acabava desistindo. Essa água está aí hoje porque plantei essas mil mudas de árvores”, disse o agricultor.
O programa de Mata ciliar foi implantado em propriedade de São Francisco de Itabapoana e promoveu um aumento de 50% a água em uma propriedade rural. Um hectare do sítio foi destinado ao replantio de árvores nativas como acácia, aroeira e jenipapo. A área fica próxima de um açude, que é braço do Brejo da Cobiça, e já garantiu água para a irrigação nas terras de quatro agricultores.

O programa de recuperação da mata ciliar faz parte do Projeto Rio Rural. Em São Francisco de Itabapoana a propriedade de do agricultor Salmo Célio Duarte dos Santos, está servindo como base do projeto. Ele é produtor de abacaxi, este ano sua propriedade tem água suficiente para a irrigação da lavoura há aproximadamente dois anos.


Segundo João das Posses, supervisor da Emater-Rio no município na primavera serão plantadas árvores secundárias na propriedade de Salmo. “Esse açude dele tem importância para o Brejo da Cobiça, que passa pela Mata do Carvão, por isso é fundamental de preservar e recuperar a mata ciliar” avaliou.

Segundo o supervisor a água na propriedade do agricultor já aumentou 50% em relação ao ano passado e, em no máximo quatro anos, deve dobrar de volume. No mesmo período a área replantada deve estar totalmente fechada por floresta.

O agricultor agora quer replantar a mata ciliar em todo o entorno do açude e assim garantir que a áreas seja sempre preservada.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário