segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pesquisadores descobrem que réptil engravidava, ao invés de botar ovos

Este animal vivia no mar, mas costumava vir à orla

Icon

Um fóssil achado nos Estados Unidos revelou que o plesiossauro, réptil que viveu há 78 milhões de anos, não botava ovos, mas engravidava. A pesquisa foi publicada na revista Science.

Este animal vivia no mar, mas costumava vir à orla. Porém, os cientistas não contavam com a hipótese de que pudesse construir ninhos em terra. Mas o que mais surpreendeu foi o tamanho do filhote, de acordo com Frank Robin O’Keefe, um dos autores da pesquisa, em entrevista ao "G1". A mãe tinha 4,70 m de comprimento, o feto tinha, na estimativa mínima, 1,50 m. O filhote deveria ser bem maior do que o que estamos acostumados a encontrar atualmente.
Outras características

O fóssil também permite descobrir alguns hábitos do plesiossauro: as mães deveriam tomar conta dos filhores após o parto, assim como golfinhos e baleias. Enquanto outros répteis vivíparos podem dar grandes ninhadas, o plesiossauro tinha um filhote por vez. 

Plesiossauros são diferentes de dinossauros. "O plesiossauro tem mais parentesco com cobras e lagartos, e os dinossauros têm mais parentesco com crocodilos", disse O’Keefe. Além do mais, ressaltou que todos os dinossauros eram ovíparos.

fonte:Viaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário