sábado, 13 de agosto de 2011

Termina a greve dos professores do Estado, aulas recomeçam na segunda

Divulgação
Professores ficaram paralisados por 66 dias e decidiram retornar após reajuste aprovado
Professores ficaram paralisados por 66 dias e decidiram retornar após reajuste aprovado

 
Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve iniciada há 66 dias. A decisão veio em assembleia nesta sexta-feira (12/08), que também debateu a a elaboração de um calendário de mobilização para o acompanhamento dos projetos propostos pelo governo estadual. Na última quinta, a Assembleia Legislativa aprovou reajuste de 5% no salário da categoria, superior aos 3,5% propostos anteriormente pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

O aumento, extensivo a aposentados e pensionistas, também contempla a antecipação da incorporação da parcela de 2012 para este ano, e de 2014 para 2013 do programa Nova Escola, que passará a fazer parte do salário-base da categoria. Os funcionários administrativos conquistaram a incorporação total do programa, além do descongelamento do Plano de Carreira e 8% entre os níveis. Os animadores culturais tiveram 14% nos vencimentos. A lei aprovada segue para sanção de Cabral. Os novos vencimentos básicos serão implementados a partir de 1º de setembro.

A proposta inicial apresentada pelo secretário estadual de Educaçao, Wilson Risolia, era de 3,5%. A categoria reivindicava aumento de 26%. O Sepe afirmou, na quinta-feira, que o reajuste não cobre nem as perdas com a inflação.

O projeto da criação da carga de 30 horas, votado também na quinta-feira em sessão ordinária, foi aprovado, mas sua tramitação está paralisada. Segundo a assessoria da Alerj, foi apresentado um destaque da Comissão de Educação da casa contra a extinção dos cargos de supervisor e orientador educacional que ainda será debatido.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário