segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Rio Genética faz a diferença para produtores familiares no estado




Os irmãos Walben, Orlando e Fabiana Gomes da Mota, produtores de leite em São Francisco do Itabapoana, estão satisfeitos com a oportunidade dada pelo programa. Foto: Robson Oliveira


 F eira de animais, este sábado, em Macaé comprovou mais uma vez a fórmula de sucesso do programa da secretaria de Agricultura

Para os produtores familiares de leite, em Macaé, Leandro Cordeiro e seu pai Adilson José Cordeiro, o último sábado ficou marcado com mais uma importante conquista para a melhoria de sua produção. Produtores no assentamento rural Aterrado do Imburo, foram um dos 37 produtores que adquiriram animais de qualidade na 15ª edição da Feira Rio Genética, realizada no município, pela secretaria estadual de Agricultura em parceria com a ACERJ - Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro.

Acompanhando os eventos do programa desde a edição da feira no ano passado, em Macaé, a família comprovou no salto em sua produção a importância de investir em animais de qualidade. Os 250 litros/dia produzidos anteriormente pelo rebanho da família foram ampliados para 400 litros com a chegada de sete vacas compradas com financiamento do Rio Genética, nas feiras de São Francisco de Itabapoana e Macuco, este ano.

Produzindo em média 25 litros por dia, os animais continuaram a fazer bonito na propriedade dos Cordeiro. No concurso leiteiro da Expo Macaé, no início de julho, a vaca Malhada foi a vencedora na categoria até 25 litros.

– O gado é muito bom e recebe alimentação adequada, com concentrado, ração e pasto de boa qualidade – explica Leandro, entusiasmado, ao afirmar que a produção vai continuar a crescer. Duas novas novilhas foram adquiridas na feira deste sábado.

O subsecretário de Agricultura de Macaé, Darlin Grativol, reconhece que o programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura, está fazendo a diferença, principalmente para os pequenos produtores do município. O financiamento com juros de 2% ao ano, cinco para pagamento e um de carência dá oportunidade dos animais serem pagos com o próprio resultado da produção.

A fórmula democratizada do acesso a animais de qualidade, associada à facilidade de crédito, levou os irmãos Walben, Orlando e Fabiana Gomes da Mota, a antecipar a ordenha de seus animais, na manhã de sábado, e deixar a propriedade familiar em Praça João Pessoa, em São Francisco do Itabapoana, e seguir até Macaé.

A 15ª Feira Rio Genética era a oportunidade que a família aguardava para adquirir novos animais, 60 dias após terem comprado os primeiros na Feira do programa, em Macuco, na Região Serrana. Com o otimismo estampado em seus semblantes, os irmãos que sempre tomam as decisões em conjunto, aguardavam ansiosos a abertura dos envelopes das ofertas nos lotes disponibilizados.

O consenso do trio era pela aquisição de mais dois animais, sempre orientados pelo extensionista da Emater-Rio de seu município, Aluízio Moreira.

– Com nossas 10 vacas, tirávamos 170 litros de leite por dia. A chegada das seis novilhas compradas na feira em Macuco fez a produção pular para a casa dos 377 fornecidos para o Laticínios Marília. Estamos 100% satisfeitos com o resultado que estamos alcançando. Gostaria de ter a oportunidade de agradecer pessoalmente, ao secretário de Agricultura por esta chance que o governo do estado está dando para o pequeno produtor. A gente está conseguindo crescer – argumentou Walben.

A alegria dos irmãos ficou evidente após a abertura do lote 101. O lance oferecido garantiu a compra de duas vacas Girolando em lactação, de tradicional criatório de Minas Gerais com produção média acima de 30 litros. Com os animais de qualidade adquiridos nas feiras a família investiu um total de R$ 50 mil financiados.

Durante o evento em Macaé, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, ressaltou a importância dos produtores aproveitarem a oportunidade de ter um programa com animais dessa qualidade.

– Conseguimos implementar o Rio Genética para fomentar a melhoria do rebanho e com isso, incentivar a produção de leite. Ainda há muito o que fazer, mas com cada passo estamos construindo uma nova história para o setor no estado. Esta é uma atividade que gera empregos, por isso temos contado com o total apoio do governador Sérgio Cabral – frisou.

Na ocasião, Christino Áureo lembrou a meta estabelecida para a produção leiteira estadual de chegar a 2015 no patamar de um bilhão de litros/ano. A próxima Feira de Animais Rio Genética irá acontecer no dia 3 de setembro, em Três Rios.


Satisfeito com o resultado, o produtor Walben Gomes da Mota agradeceu ao secretário Christino a chance que o governo do estado para o pequeno produtor. Foto: Robson Oliveira

fonte:http://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=569146

Nenhum comentário:

Postar um comentário