domingo, 22 de janeiro de 2012


Lixo urbano

Lixão de Alegria dos Anjos com dias contados








Cumprindo a Lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos que lança uma visão moderna na luta contra um dos maiores problemas do planeta: o lixo urbano, a prefeitura de São Francisco de Itabapoana está elaborando um projeto que pretende acabar de vez com o lixão da localidade de Alegria dos Anjos.

A informação é do prefeito do município Beto Azevedo em entrevista pelo telefone ao Blog, logo após a manifestação dos moradores de Alegria dos Anjos que querem o fim do lixão e do transporte de lixo da ex-usina de reciclagem instalada na Fazenda Cobiça na localidade de Vilão.

Lei que acabar com lixões a céu aberto frequentado por urubus

Com a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a tarefa das prefeituras ganha uma base mais palpável com princípios e diretrizes, dentro de um conjunto de responsabilidades que tem o potencial de mudar o panorama do lixo no Brasil.

A cena comum no Brasil dos lixões a céu aberto frequentado por urubus, com riscos ao meio ambiente e à saúde, está com os dias contados. Os municípios têm hoje obrigação legal de erradicar essas áreas insalubres no prazo de quatro anos. (Até agosto de 2014).

A lei passa a exigir a colocação dos rejeitos em aterros que seguem normas ambientais.

Lixo de São Francisco será destinado a um Centro de Tratamento de Resíduos

Todo o lixo de São Francisco de Itabapoana deverá ser destinado ao Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) instalado numa área de 990 mil metros quadrados com capacidade para receber até 300 toneladas de lixo domiciliar por dia. No local, está prevista ainda a construção de um Centro de Educação Ambiental. Por enquanto, no CTR, vai ser aterrado apenas lixo da Região Norte do município

Processo licitatório

Segundo informações de Fábio Moraes, Sub-secretário de controle interno da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o problema do destino do lixo já vinha preocupando o prefeito Beto Azevedo. "Nós já vínhamos buscando uma solução à tempo", conta.

Fábio Moraes explica que no inicio de janeiro de 2012 foi iniciado o processo licitatório do novo contrato de coleta e destino final do lixo de acordo com a lei.

"Este processo de licitação deve finalizar no final de fevereiro", diz. Segundo ainda Fábio Moraes ao iniciar o contrato e decretar o termino do lixão São Francisco de Itabapoana passa a ser um dos primeiros municípios do Norte e Noroeste Fluminense a cumprir o que determina a Lei dando, assim, exemplo a municípios vizinhos com arrecadação maiores que a de SFI.

"O contrato consiste em coleta domiciliar do lixo e envio direto a um CTR(Centro de Tratamento de Resíduo) devidamente licenciado conforme a lei",diz.

Outro detalhe importante ressaltou Fábio Moraes é que o município sanfrancisco com a implantação do projeto passa a se beneficiar do recebimento através do Inea - Instituto Estadual do Ambiente de R$20 a R$28 reais por tonelada de lixo entregue ao CTR.

"O município passa a ter direito ao recebimento de ICMS verde, além de estar apto, ainda, a receber verbas com o destino de fechamento e reflorestamento do lixão existente no município e principalmente uma melhor qualidade de vida para a população de SFI", concluiu.

fonte:Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário