sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


Manifestação contra "lixão" em Alegria dos Anjos



Fotos: Daniel Junqueira

Moradores promoveram, hoje, 20-01, uma manifestação na localidade de Alegria dos Anjos em protesto contra o transporte de lixo da Fazenda Cobiça para as Fazendas Quilombo e Alegria ,onde funciona um lixão, na propriedade do espólio Salvador Nunes da Cruz.

O motivo da manifestação, segundo o produtor rural, Gualberto Póvoa, é a passagem dos caminhões pelo centro da comunidade de Alegria dos Anjos, na Zona rural de São Francisco de Itabapoana transportando o lixo em caminhões caçamba aberto.

Segundo Gualberto Povoa desde o ano de 2001, no governo do então prefeito Pedro Cherene foi feito um contrato com o Sr. Lulu Ramos para que o lixo urbano fosse levado para as fazendas localizadas em Alegria dos Anjos.

Em 2004, a prefeitura implantou um projeto de uma Usina de Reciclagem de lixo na Fazenda Cobiça próximo a localidade de Vilão com autorização do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis .

Mas, segundo Gualberto Póvoa, o projeto da Usina de Reciclagem foi embargado pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente - que exigiu que todo o lixo acumulado no local fosse retirado, pois estava próximo da Estação Ecológica de Guaxindiba.

Cumprindo uma determinação do INEA a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, começou a retirada do lixo em caminhões caçamba. Só que o lixo, no trajeto acaba caindo e se espalhando pelo centro da comunidade o que motivou, hoje, pela manhã a manifestação pacifica dos moradores impedindo que os caminhões seguissem viagem até o "lixão" na Fazenda Quilombo. Os moradores, segundo Gualberto querem também o fim do lixão em Alegria.

Entrevista na Rádio São Francisco FM

O assunto foi abordado, hoje, pela manhã numa entrevista com o Sr. Guilherme da localidade de Alegria dos Anjos que disse ser o protesto pacífico, mas que todos estão pedindo as autoridades providências para por fim ao "lixão" de Alegria dos Anjos, principalmente o transporte do lixo da Usina de Reciclagem desativada em caminhões caçamba com carga aberta.

Ascom se pronuncia sobre o assunto.

A Ascom - Assessoria de Comunicação da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através do jornalísta Aurênio Nascimento ligou para a Rádio São Francisco FM durante o jornal São Francisco é Notícia informando que levaria o assunto até o Secretário Municipal de Obras Fauazi Cherene que naquele momento estava em Barra do Itabapoana participando da missa do Padroeiro de Barra do Itabapoana , São Sebastião.

" Se não for dada uma solução para hoje, até amanhã, com certeza, o Secretário de Obras estará na comunidade para discutir com os moradores uma solução adequada para o problema", disse o jornalista.



fonte:Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário