quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Incidência de raios no Norte do Estado do Rio aumenta mais de 2.500%
Em Campos, São Francisco e São João da Barra foram 2.103 raios registrados
Em Campos, São Francisco e São João da Barra foram 2.103 raios registrados
A concessionária de energia elétrica responsável pelo atendimento no Interior do Estado do Rio de Janeiro (Ampla) divulgou que só nos primeiros dias de 2012 já foram registrados mais de 2.100 raios no Norte do Estado do Rio. Se comparado com o ano passado o aumento foi de mais de 2500%. O fenômeno é decorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, Fenômeno típico do verão que deixa as nuvens carregadas.

Em todo o Interior do Estado do Rio, a incidência de descargas atmosféricas aumentou 658%. No período, foram registrados 20.034 raios nos 66 municípios atendidos pela distribuidora, contra 2.643 no mesmo período do ano passado. Os dados são do sistema Net Raios, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) utilizado pela Ampla para monitorar as incidências de descargas atmosféricas nos municípios atendidos pela empresa. Os números foram computados logo após o final de semana do dia 15, quando diversas cidades do Estado foram afetadas por fortes temporais.

Com o objetivo de evitar as interrupções decorrentes de descargas atmosféricas, a Ampla instalou 1.818 conjuntos de para-raios em 2011 e instalará mais 1.336 até o final de 2012. Para se ter uma ideia, uma contabilização parcial do mês de janeiro de 2012 indica o registro de 736 interrupções no fornecimento de energia causadas por raios, afetando a cerca de 118 mil clientes da área de concessão da empresa no período.

A incidência de descargas atmosféricas, que se intensifica no verão, é um dos fatores externos que mais causam instabilidade no fornecimento de energia elétrica, além dos riscos de acidentes. A queda de raios pode provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais.

DICAS DE SEGURANÇA- Retirar todos os aparelhos da tomada durante os temporais. Ao atingirem a rede elétrica, os raios podem provocar a queima de aparelhos sensíveis como refrigeradores, televisores e computadores;

- Não manusear equipamentos elétricos quando estiver descalço ou molhado;

- Não tomar banho com chuveiro elétrico ligado durante os temporais;

- Desconectar dos computadores e tevês os cabos de antena e telefone;

- Evitar contato com torneiras, portas, janelas e cercas metálicas

- Não encostar em postes e árvores.

- Em caso de enchentes, caso as tomadas estejam molhadas, chame um eletricista para realizar a limpeza e verificar as instalações.

- Se a água atingiu o medidor, não tente liga-lo. Entre em contato com a Ampla para verificar sua rede elétrica. 0800 28 00 120.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário