domingo, 2 de setembro de 2012



TRAVESSÃO X NOVA BELÉM: JOGO TERMINA EM SOCOS, PONTAPÉS E PAULADAS

Por: Genecy Filho
Uma selvageria!!! Essa á a definição mais adequada para o que ocorreu  nesse domingo (02/09), em Travessão de Barra , na partida da equipe de Travessão frente a equipe de Nova Belém. Parecia uma praça de guerra. Pra onde se olhava havia gente brigando com pedaços de madeira ou simplesmente com as mãos. O que deu pra eu ver ainda no instante em que tentava pegar minha moto pra fugir do tumulto, era mulheres e crianças gritando, o árbitro, Sr. Cristiano, saindo escoltado no carro da guarda municipal, e um corre-corre que não tinha fim. O saldo dessa confusão não sei qual foi, pois não tive nem coragem , nem estômago para assistir aquele espetáculo de horror até o final. Só sei que muita gente saiu ferida e machucada. O árbitro da partida deve agradecer a Deus por ter saído vivo do campo,  pois,  conseguiu escapar de uma multidão enfurecida tendo como proteção, apenas quatro guardas municipais que, bravamente, conseguiram protegê-lo com auxilio da “turma do deixa disso”. Quase que sobra pra mim, pois enquanto fazia meu trabalho tentando registrar a confusão, um torcedor mais exaltado, veio em minha direção ordenando que eu parasse de filmar, sob pena de ter minha câmera destruída. Fui protegido por outros torcedores que, aborrecidos com a atitude dele, falaram que eu estava trabalhando e que ele me deixasse em paz. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Desliguei minha câmera, guardei meu material e vim para a segurança de meu lar, tentar, após a adrenalina baixar, relatar essa experiência assustadora.

VAMOS AO JOGO...

Primeiro Tempo: O jogo começou tenso, nervoso e pegado. As duas equipes precisavam da vitória para permanecer vivas na competição. Logo no inicio um lance de penalidade máxima a favor da equipe de Nova Belém não foi marcada pelo árbitro. Isso inflamou a torcida do Nova Belém que passou a reclamar te todas as marcações contra sua equipe. Aos 11 minutos, outro lance de pênaltis a favor do Nova Belém não assinalado pelo árbitro(esse com certeza foi). Por volta dos 20 minutos, um lance que provocou primeira paralisação e invasão de campo por torcedores dos dois lados. O atleta Romarinho (07) da equipe de Travessão, numa disputa de  bola com o atleta Nandinho (20) do Nova Belém, deixou o cotovelo, atingindo-o na boca. O Atleta atingido levantou-se e deu uma cabeçada no adversário que o atingiu. O árbitro da partida, Sr. Cristiano, mostrou o cartão vermelho ao atleta Nandinho(20). Alguns torcedores invadiram o campo de jogo exigindo que também fosse aplicado o cartão vermelho ao atleta Romarinho (07), o que fez o árbitro. Os dois atletas foram expulsos acertadamente. O jogo prosseguiu intenso com as duas equipes buscando o gol. Com a expulsão de seu atleta, o técnico Washington fez uma substituição ainda no primeiro tempo. Retirou Rone (16) e colocou o garoto Geovane(08) para reforçar a marcação do meio de campo. Aos 48 minutos, Wellington (01), goleiro do Nova Belém defendeu uma cabeçada de Fernando Negão (17) a “queima- roupa”. Fim do primeiro tempo.

Segundo tempo: O segundo tempo começou com o Nove Belém buscando o gol. Logo a 1 minuto, o atleta Junior(07) é derrubado dentro da grande área e mais uma vez o árbitro mandar seguir(Esse também foi). As duas equipes buscavam o gol deixando o jogo aberto. Até que faz 1 a zero. Elon(14), numa tarde inspirada, chutou com violência a bola para o gol, Wellington(01) defendeu e Fernando Negão(17) mandou para o fundo do gol. Nova Belém não se abateu a foi para cima buscando o empate. Falta na entrada da área, próximo a meia lua, para Nova Belém. Nei (13) rolou a bola para Vinícius(06) que mandou a bola lá “onde a coruja dorme”. Um golaço!!!! 1 a 1. Durante todo o segundo tempo, o árbitro invertia a marcação das faltas. Quando o atleta do Nova Belém era atingido ele mandava seguir. Quando era o atleta de Travessão ele marcava. Numa dessas inversões, aconteceu o segundo tumulto com paralisação e invasão de campo. O atleta Vinicius(06) foi derrubado por trás e ele mandou o lance seguir. Na sequencia Nova Belém recupera a bola, na bola, e ele apita falta. Novo tumulto e jogo interrompido mais uma vez. Após alguns minutos, o jogo foi reiniciado, porém os nervos de ambos os lados estavam a flor da pele. O jogo se encaminhava para o final e as duas equipes buscando o gol. Wellington(01) , fez mais seis defesas milagrosas. Até que num bate-rebate na área, a bola bate na mão de um dos atletas do Nova Belém. O Sr.Cristiano, que havia deixado de marcar pelo menos dois pênaltis claros a favor do Nova Belém, apontou a marca da cal, marcando penalidade máxima a favor de Travessão, num lance duvidoso. O que se viu a seguir foi a selvageria descrita no inicio dessa matéria. Uma multidão querendo linchar o árbitro que saiu recuando em direção da torcida de Travessão se defendendo dos socos e pontapés. No mesmo instante,  torcedores que entravam para defender o árbitro enfrentaram a torcida adversária transformando a campo de jogo numa praça de guerra. Horrível, deprimente, assustador!!!



NEM TUDO FOI SELVAGERIA!


A noticia boa no meio desse caos todos, foi a presença do atleta do Travessão, Rodolfo que compareceu para assistir a partida e foi homenageado antes da partida por seus colegas de time que fizeram um círculo em volta do carro onde ele se encontrava e oraram a Deus pelo seu pronto reestabelecimento. Nós do blog aloatodos também desejamos a Rodolfo e seu irmão Bruno, um pronto reestabelecimento.

DESTAQUES DA PARTIDA

Elon estava numa tarde de muita inspiração. Apesar de estar voltando de dois meses sem poder jogar, foi o destaque do confuso jogo. Foi responsável para armação das principais jogadas de sua equipe. Correu e marcou como um garoto. Ainda participou do gol de sua equipe com um belíssimo chute, espalmado pelo goleiro e concluído pelo colega Fernando Negão. Jogou muito o Elon!!
Nome : Elon dos Santos Rangel
Idade: 33 anos
Signo: Peixes
Ídolo: Ronaldinho Fenômeno
Time do Coração: Vasco da Gama
Residência: Travessão de Barra.

Outro que merece destaque pela pintura do gol marcado é Vinicius (06) do Nova Belém. Potente com sua canhotinha, marcou um golaço de falta. Apoiou, marcou e atacou . Sempre levando muito perigo a defesa adversária. Não deu para tirar a foto dele nem pegar os dados por causa do tumulto, mas fica aqui o registro. Parabéns Vinicius!

ARBITRAGEM 

O sr. Cristiano começou a partida mostrando autoridade ao expulsar os dois atletas que se envolveram numa confusão. Com bom preparo físico marcou todas as jogadas em cima do lance. Se perdeu durante a partida invertendo faltas o que deixou o jogo nervoso. Na minha humilde opinião, deixou de marcar duas penalidades máximas claras a favor da equipe de Nova Belém. Analisando friamente, foi o responsável direto por toda confusão gerada. Tem conhecimento das regras do jogo, tem comando, mas nessa partida deixou a desejar.

FICHA TÉCNICA DO JOGO

TRAVESSÃO ESPORTE CLUBE

Doca(01), Aleff(02), Tiago (03), Til (04), Robinho (05), Rodriguinho(06), Romarinho(07- cartão vermelho)), Geovane(08), Luiz (09), Junior (10), Carlinhos (12), Lucas(13),Elon(14), Biro(15), Rone (16), Fernando Negão(17 - 01 gol), Vandinho(18). Técnico: Washington.

NOVA BELÉM FUTEBOL CLUBE:

 Wellington (01), Vandinho (04), Douglas (05), Vinicius(06- 01 gol) , Junior (07), Lequinho (08), Miqueias (10 – Cartão Amarelo), Andinho (11) , Nei (13),  Taylan (16), Marcinho(17), Elias (18), Silas (19), Nandinho (20 – Cartão Vermelho). Técnico: Luizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário