quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Mulher comete suicídio após ter fotos íntimas divulgadas na internet


Um mês antes de se matar, na semana passada em sua casa, a canadense Amanda Todd postou um vídeo no YouTube pedindo por ajuda. Em cartazes, sem dizer uma única palavra, a adolescente de 15 anos contou sua trágica história, que começou aos 12 anos, quando um estranho na internet lhe pediu que mostrasse os seios para a webcam. Depois de um ano, as fotos foram enviadas a seus familiares e amigos.
“Não tenho ninguém. Preciso de ajuda. Meu nome é Amanda Todd”, dizia um dos cartazes.
Um ano depois de o estranho pedir sua foto nua na internet, ele voltou a assediá-la, desta vez no Facebook. Em uma mensagem, disse que se a jovem não fizesse um strip-tease para ele teria suas fotos nua espalhadas pela internet. A ameaça foi cumprida, e uma noite a polícia bateu na porta da casa de sua família às quatro da manhã: as imagens de Amanda estavam nos computadores de todos seus amigos, parentes e professores.
O Canadá está comovido. O suicídio da jovem atormentada por um perseguidor online – e anônimo – provocou um debate nacional sobre o uso adequado da internet e abriu uma discussão no Parlamento sobre as maneiras de lutar contra o assédio na escola e na internet. A premier Christy Clark deu um passo a mais ao pedir a criminalização do assédio na web. Uma investigação policial sobre o caso de Amanda já prendeu 21 pessoas.
Além disso, segunda-feria passada, o grupo de hackers Anonymous garantiu ter a identidade do perseguidor de Amanda e declarou vingança, publicando na internet um vídeo com seus dados, incluindo o endereço. O suspeito seria um homem, de 32 anos, que frequentava sites voltados para meninas adolescentes. O suposto perseguidor se defendeu, dizendo que conhecia a jovem, mas nunca a assediou. A polícia considerou que ele estava livre de suspeitas.
No vídeo, Amanda descreve seu inferno pessoal com frases curtas. Um cartaz atrás do outra, sem mostrar o rosto, a jovem canadense relata suas crises de ansiedade, a depressão, os ataques de pânico e os problemas com drogas e álcool, tudo decorrente da distribuição de suas imagens nua.
Depois de se mudar de cidade e de escola, seu perseguidor foi atrás dela, descobriu seus novos amigos, seu novo endereço e criou uma página do Facebook, cuja foto do perfil era os seios de Amanda.
“Me insultavam, me julgavam”, conta a menina no vídeo de quase nove minutos, “Perdi todos meus amigos e o respeito das pessoas. Nunca poderei recuperar esta foto. Está aí para sempre.”
De nada adiantou Amanda mudar de cidade e de colégio. Seu algoz sempre ressurgia, descobrindo os amigos, professores, e voltava a humilhá-la. Angustiada, a jovem foi atrás de drogas e bebida e passou a se mutilar.
Em uma das vezes que foi perseguida por colegas da escola, Amanda se viu rodeada por 50 pessoas, revoltadas com a fofoca de que a jovem estaria tentando roubar o namorado de uma das meninas do colégio. Amanda chegou, inclusive, a apanhar, mas nunca deu queixa na delegacia.
“Quando meu pai me trouxe para casa, bebi água sanitária. Me matou por dentro, e achei que fosse morrer. Chegou a ambulância, me levaram para o hospital e lavaram meu estômago”, contou Amanda, que teria tentado se matar logo após o episódio.
Na segunda-feira, o deputado social-democrata Dany Morin, de 26 anos, apresentou uma moção no Parlamento canadense para “prevenir e ajudar àqueles que são vítimas de abusos tanto no colégio como na internet”. Morin diz ter sido perseguido quando criança no colégio.
- A situação se converteu em um problema nacional – sentenciou.
Fonte: O Globo

2 comentários:

  1. que triste mas agora ela esta em um lugar melhor ao lado de DEUS NOSSO SENHOS e JESUS me sinto mal por nao ter ajudado descanse em paz amnda AMEM

    ResponderExcluir
  2. Acho um verdeiro absurdo, um bando de marmajos, moleques e desocupados, permitirem q essa jovem q apresentava estar realmente embreagada, fazer o q fez. É por isso q vamos de mal a pior. Hoje foi essa garota e amanhã certamente será uma: Filha, irmã, mulher, noiva, namorada e até mesmo a mãe de um deles.

    ResponderExcluir