Magé: Nestor Vidal é eleito novo prefeito no domingo
Redação SRZD
Ele disputou a eleição com outros cinco candidatos. Após a vitória do peemedebista, os eleitores foram para praça principal do Centro da cidade para comemorar a eleição.
Segundo o TRE, Vidal foi eleito com 68,62% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o candidato Werner Benites Saraiva da Fonseca, da Coligação "Magé para os mageenses (PTdoB e PTC)", com 23,82% dos votos válidos. Álvaro Alencar de Oliveira Rodrigues, do PT, obteve 4,69%,Genivaldo Ferreira Nogueira, do PPS, ficou com 1,62%, Octaciano Gomes Ramos, do PSOL, com 0,84% e Ezaquiel Siqueira da Conceição, do PCdoB,com 0,41% dos votos válidos. Dos 159.364 eleitores aptos, 34.039 deixaram de comparecer, o que representa 21,36% do eleitorado no
município.
Os eleitores foram obrigados a voltar às urnas por causa da cassação dos candidatos eleitos em 2008. A então prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL) perderam o mandato em razão de abuso de poder político, econômico e ainda uso indevido de meios de comunicação.
O policiamento nas zonas eleitores foi reforçado a pedido do TRE, neste domingo. Depois do início da votação surgiram denúncias sobre boca de urna. O prefeito em exercício, Anderson Cozzolino, foi visto em uma seção mesmo depois de ter votado. Ele é irmão de Núbia.
Pelo menos três pessoas foram presas, uma por utilização de carro de som, que foi apreendido, e duas por boca de urna,sendo uma delas o ex-chefe da Guarda Municipal, Renato Abreu, conhecido como Renatinho PM, que foi levado para o 34º Batalhão da Polícia
Militar. Eles foram liberados logo após assinatura de termo de compromisso, sendo que Renatinho PM apenas depois do final da votação.
Apesar dos problemas com boca de urna, o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, avaliou que as eleições no município ocorreram de forma tranquila.
"A participação das Polícias estaduais e Federal foi impecável para a garantia dos direitos dos cidadãos de Magé", explicou o desembargador. "A vontade popular deve
sempre ser respeitada", finalizou o presidente.
fonte:SRZD
Nenhum comentário:
Postar um comentário