MUNICÍPIO DO RIO RETORNA AO ESTÁGIO DE VIGILÂNCIA
Cidades da Região Serrana voltam ao estágio de atenção. Macaé e Duque de Caxias estão em situação de alerta máximo
O estágio de vigilância, primeiro em uma escala de quatro, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o estágio de atenção, o segundo, é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana, retornaram para o estágio de atenção. Já os municípios de Macaé e Duque de Caxias estão em situação de alerta máximo, de acordo com o boletim no sistema de alerta e cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Chuva e apreensão
As fortes chuvas voltaram a castigar o Estado do Rio, quase um ano após a tragédia de 12 de janeiro, na Região Serrana, quando mais de 900 morreram. Nove municípios chegaram a ficar em estado de alerta, de acordo com o Inea e a Defesa Civil Estadual. Em Nova Friburgo, as chuvas já deixaram 150 pessoas desalojadas. Houve um morto em Miguel Pereira, no Sul Fluminense.
O córrego Dantas transbordou, derrubando pontes | Foto: Jadson Marques / Folhapress
Desde domingo, o secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, comanda de Friburgo gabinete que monitora as chuvas na Região Serrana. Em Petrópolis houve 128 ocorrências devido à chuva. De acordo com Sérgio Simões, a tendência é de desmobilizar a operação, caso a chuva diminua na região. “A preocupação maior agora é em relação ao Noroeste devido às chuvas que chegam de Minas Gerais”, disse.
Rio Saracuruna subiu mais de 2 metros
Em Duque de Caxias, moradores de Vila Urussaí, começaram nesta segunda-feira a sair de suas casas em direção a abrigos devido ao transbordamento do Rio Saracuruna. O nível da água ultrapassou 2,10 m do nível normal, invadindo casas.
O pintor Marcos da Silva, 50 anos, morador da Rua Cruzeiro do Sul, se desesperou com o medo de perder móveis. “Tenho oito filhos e o nível da água está subindo muito rápido. Será que vou perder meus móveis de novo?”, disse ele, que na enchente do ano passado perdeu fogão, TV e geladeira.
Moradores de Caxias tiveram que encarar a água do rio que tomou as ruas | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
A chuva de desta segunda-feira prejudicou voos na capital. Houve atrasos e 48 foram cancelados no Aeroporto Santos Dumont. No Tom Jobim cinco foram suspensos.
De acordo com o Climatempo, a previsão para hoje no estado é que a chuva permaneça com baixa intensidade, mas com possibilidade de pancadas à tarde e à noite.
fonte:O DIA ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário