Reunião sobre cheia em Itaperuna com bons resultados para São Francisco
Na reunião, estiveram em pauta assuntos como o fornecimento de bolsas-alimento e bolsas-higiene para assistência às famílias atingidas pelas enchentes, aquisição de recursos para as obras de recuperação da região afetada e mudanças em alguns programas do governo federal.
Os representantes de São Francisco conseguiram entrar em negociação para trazer recursos para a reparação de um dique que ameaça romper. Os representantes do governo estadual pediram para haver constante atualização de dados sobre a situação do município. A subsecretária de Estado de Ação Social e Direitos Humanos, Heloísa Mesquita, abriu um canal direto entre o município de São Francisco e o governo estadual para as negociações relativas à área de assistência social.
Foi solicitado também, pela representante do Ministério da Integração Nacional, Verena Borges, um relatório de prevenção de danos. A partir desse relatório será solicitada a inspeção geológica do dique em Campo Novo. Caso seja comprovada a necessidade de reparos, o projeto para a captação de recursos será elaborado e enviado ao ministério.
Segundo o Assessor Especial de Gabinete, Carlos Jorge Pereira, a reunião foi muito produtiva. “Conseguimos entrar em negociação sobre os recursos necessários para reparar o dique em Campo Novo. Estamos em contato direto com os responsáveis pela defesa civil no estado, para que possamos tomar juntos as medidas necessárias”, comentou Carlos Jorge.
De acordo com a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o recebimento das bolsas-alimento e higiene é muito importante para as famílias neste momento. “Este momento é muito difícil para as famílias atingidas e não podemos deixar faltar nada para elas. Até agora o governo municipal tem conseguido lidar com a situação, mas a ajuda do governo federal será crucial daqui para frente”, declarou a secretária.
(Ascom SFI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário