domingo, 22 de julho de 2012

TRAVESSÃO X AMPRAJOPE: JOGO INTERROMPIDO POR FALTA DE SEGURANÇA

Por: Genecy Filho

Está virando uma constância os jogos interrompidos por falta de segurança. Dessa vez, foi na partida entre dois rivais históricos: Travessão e Amprajope. Seria bom que alguém lembrasse aos comandantes da Liga Sanfranciscana de Desportos que, apesar do futebol ser amador, existem rivalidades construídas ao longo dos tempos e que tais jogos merecem um cuidado maior tanto na escolha do árbitro que vai comandá-los quanto na segurança que assegure a integridade física de todos, árbitro, jogadores e torcedores. Mas uma vez presenciei um árbitro sem nenhuma proteção policial, ficar a mercê da ira da torcida e de alguns atletas e ser salvo pela generosidade de pessoas sensatas inimigas da violência.Caso quem comanda a Liga não saiba, Travessão e Amprajope, são rivais desde os anos 80 realizando partidas sempre cercada de muita disputa, muita polêmica. Como pode uma partida onde as duas equipes são eternas rivais e ainda por cima, disputam a liderança da chave B, ser tratada com o um jogo qualquer, sem a presença de apenas um policial? Será que vai ser preciso acontecer uma fatalidade, alguém perder a vida para que alguma solução seja tomada? Torço para que isso não aconteça.


UM DESFECHO PREVISTO...

Ainda durante a coleta das assinaturas dos jogadores e dirigentes percebia-se um extremo desrespeito pelo árbitro da partida, por parte de alguns torcedores e jogadores.Eles alegavam que sendo o árbitro morador de Praça João Pessoa, a equipe do Amprajope seria favorecida. Educadamente o Sr. Rômulo Lemos, árbitro da partida,ouviu tudo quietinho e foi para o jogo. Predispostos a culpar o árbitro por uma possível derrota, a torcida de Travessão reclamava, de forma veemente, toda marcação feita por ele. Tanto que após a marcação de um pênaltis claríssimo, aconteceu a invasão de campo, agressão verbal ao árbitro, uma expulsão e a interrupção da partida por falta de segurança.


VAMOS AO JOGO...

Com uma equipe visivelmente desfalcada, a equipe de Travessão começou o jogo pressionada pela equipe do Amprajope, superior técnica e taticamente. Logo aos três minutos, Jamiltinho (11), recebeu a bola pela esquerda do ataque e, no momento em que a bola quicou, ele acertou um “voleio” fazendo a bola entrar no ângulo direito do goleiro Doca(01), que , talvez atrapalhado pelo sol, viu a bola “morrer” no fundo da  rede. 1 a 0 para o Amprajope.

Por volta dos dez minutos, a equipe de Travessão fez um gol com Ricardinho (02), após uma saída errada do goleiro Jerlan (01), anulado por causa da posição de impedimento.Esse lance inflamou mais ainda a ira dos torcedores de Travessão que, diziam não ter sido impedimento.

O jogo prosseguia com a superioridade do Amprajope, quando por volta dos quinze minutos do primeiro tempo, uma bola foi cruzada na área do Travesão. Quando Zé (09), foi dominar a bola o zagueiro entrou de forma violenta. Pênaltis assinalado pelo árbitro Rômulo. O jogo ficou interrompido por uns três minutos devido as reclamações de alguns atletas até que foi contornada a situação e o pênaltis foi batido por Chiquinho(07) e anulado pelo árbitro alegando ter havido uma paradinha. Nesse momento, ainda nervoso, o atleta Lucas (14) da equipe de Travessão começou a agredir verbalmente o árbitro que, ao aplicar-lhe um cartão amarelo, este mandou o Sr. Rômulo Lemos “tomar no ...”. Diante disso o árbitro aplicou-lhe o cartão vermelho, sendo perseguido por alguns atletas de Travessão e protegido pelo atleta Weyne(05) evitando a agressão. Nesse momento começa a invasão de campo pelos torcedores exaltados.A situação só não ficou trágica por causa da turma do “deixa disso”. Impossibilitado de continuar a partida, já que não havia nenhuma viatura no local, a partida foi interrompida ainda no primeiro tempo.



ARBITRAGEM

Apesar de ter sido considerado pelos torcedores da equipe de Travessão responsável pela confusão, o Sr.Rômulo Lemos não influenciou em nada na partida. O primeiro gol Amprajope foi legítimo, o pênaltis foi claro, expulsão foi correta e o gol foi anulado com muita segurança, já que o impedimento existiu. A reclamação dos torcedores não procede. Só penso que sendo ele morador de Praça João Pessoa, a Liga deveria tê-lo escalado em outra partida, para evitar tais especulações.


DESTAQUE

O destaque negativo da partida ficou por conta da confusão armada por alguns atletas e torcedores, estragando o espetáculo.







FICHA TÉCNICA:





TRAVESSÃO E.C.: Doca (01), Ricardinho (02), Thiago (03) , Til (04), Weyne (05),Rodolfo (06), Elon (08) , Jonas (09), Rone (10) , Carlos (12), Leomar (13), Lucas(14),Allef (15), Giovane (16), Robinho (18). Técnico: Washington


AMPRAJOPE F. C: Jerlan (01), Gordo (03), Chiclete (05), Chiquinho (07), Zé (09),Jamiltinho (11) , Maicon (12), Poleka (13), Fabinho (15), Vinicinho (17), Jhones (19),Jhonathan (20), Wellington (23). Técnico: Mazinho

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário