Com 411 quilômetros de litoral, o Estado é uma excelente opção para as férias de turistas e capixabas.
Conheça um pouco sobre o litoral sul do Espírito Santo:
Anchitea
Possui 23 praias, onde são praticados a pesca submarina e o windsurf.
Balneário de Ubu: com águas calmas, na ponta direita ficam os arrecifes e no outro lado o Pontal de Ubu, que oferece uma vista panorâmica da região. Perto dele fica a Lagoa do Surfe, ideal para a prática de windsurfe.
Balneário de Iriri: com destaque para as praias dos Namorados, Costa Azul e Praia da Areia Preta é muito disputado no verão e ótimo para a prática de mergulho.
Praia dos Castelhanos: com larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. As piscinas naturais, com águas mornas, atraem crianças e adultos. A parte norte é semi-deserta e permite o camping selvagem.
Parati: com um visual rústico, essa praia é ótima para os que gostam de contato com a natureza e descanso. Ainda é pouco frequentada por turistas. Abriga uma pequena comunidade de pescadores. Mesmo sendo pouco frequentada, a praia possui pequena infraestrutura, com restaurantes simples que servem bons frutos do mar.
Piúma
Praia de Piúma: extensa, com cerca de 4 km, é rasa, com ondas fracas e areia monazítica fina. Na maré baixa, possibilita caminhar dezenas de metros mar adentro com água pela cintura.
Ilhas: a do Gambá é refúgio natural de aves e animais marinhos; a do Meio, própria para a pesca de arremesso e a dos Cabritos, pequena e cercada de águas cristalinas. Mais distante, está a dos Franceses.
Artesanato de Conchas: o município responde pela produção de 95% das peças feitas de conchas consumidas no Brasil.
Monte Aghá: o local é muito apreciado pelos campistas. O monte está localizado entre os municípios de Itapemirim e Piúma. Possui cerca de 340 metros de altitude, sendo usado como marco para navegação em todo o litoral Sul do Estado, por ser possível avistá-lo a vários quilômetros de distância. É muito apreciado pelos mais aventureiros para prática de escaladas e de voo livre. Aos pés de Monte Aghá também estão localizadas as praias de Itaipava e Piúma. Seu nome, na língua dos índios Puris, significa “lugar de se ver Deus”.
Itapemirim
Praias de Itaipava: em formato de enseada, a praia de Itaipava tem ancoradouro natural para barcos e ondas fracas. Sua colônia de pesca é a mais ativa da região.
Itaoca: é dividida ao meio por uma pedra e constitui duas enseadas. O trecho Norte é quase deserto, com vila de pescadores e pedras nas extremidades. Sedia o Campeonato Nacional de Pesca de Arremesso.
Marataízes
Praia de Marataízes: uma das praias mais frequentadas do município, conquista turistas por sua beleza e localização privilegiada. Com grande extensão de areia, tem águas tranquilas. Localizada no Centro da cidade, em sua orla há muitos comércios, oferecendo ao turista diversas opções de bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas próximas. No verão também é comum a prática de esportes, como futebol e vôlei. Por conta de sua localização, esta praia costuma ter movimento até a noite, quando alguns frequentadores migram das areias para os bares próximos.
Praia do Siri: uma das mais conhecidas da cidade, costuma atrair muitos visitantes pela beleza. É um ótimo lugar para prática de mergulho, além de ter ótima infraestrutura, com quiosques e bares.
Praia do Pontal: mais afastada do Centro da cidade, abriga uma comunidade de pescadores. Uma vegetação rasteira também faz parte da paisagem dessa praia, que normalmente é frequentada por moradores da região. Não há infraestrutura próxima, sendo indicado que o turista que for conhecer o lugar leve alimentos e bebidas. Por ser distante do Centro, esta praia, na maior parte do tempo, costuma ser deserta e é pouco conhecida por turistas. Pode ser um bom destino para os que gostam de uma praia mais simples e vazia, boa para descansar e fazer piquenique durante a tarde.
Praia da Barra: uma das praias mais urbanizadas de Marataízes atrai diversos turistas por sua beleza e infraestrutura. É comum ver frequentadores praticando esportes como surf, futebol e vôlei. Com boa infraestrutura, a praia dispõe de diversos quiosques e bares próximos.
Presidente Kennedy
Praia das Neves: mar calmo, apropriado para crianças. Possui quiosques de sapê que dão um charme especial ao local. Sua orla tem 8 km de praia, que é de mar aberto e está a 14 km do Centro. O trecho tem infraestrutura de camping, quiosques e restaurantes.
Manguezal: na divisa com o estado do Rio de Janeiro encontra-se o maior mangue por extensão do Brasil. São 300 hectares cercados de Mata Atlântica e restinga. Destaque para as capivaras, macacos e jacarés. Uma ótima opção como safari.
Praia de Marobá: é a principal praia da cidade, cheia de falésias. Em sua orla existem diversas castanheiras. É o point dos esportes, com rodeio e motocross. A praia é de mar aberto com uma lagoa natural de água doce em frente ao mar. Está a 12 km do Centro. Também possui quiosques com coberturas de palha espalhados na areia.
Fauna marinha: inclui tartarugas que desovam nas praias locais, andorinhas do mar, golfinhos e até baleias jubartes que passam pela região com destino à Abrolhos, na Bahia.
Por: GILIARDE DE OLIVEIRA
Condutor de Turismo do Litoral Sul Capixaba Gestor Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário