quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

 
Chuva derruba ponte,deixa mais de 3 mil desabrigados e afeta mais de 61 mil capixabas
Rubens Borges
Redação Folha Vitória

Foto: Ramon Barros


A chuva que caiu durante a madrugada desta quinta-feira (30) piorou a situação dos municípios atingidos pela chuva. Já são 419 pessoas desabrigadas e 3.142 desalojados em todo o Estado. Vinte e duas cidades já registraram problemas por causa das enxurradas, mais de 61 mil capixabas foram afetados pelas chuvas.

Na Grande Vitória, Cariacica foi a cidade mais afetada. Pontos de alagamentos foram registrados nos bairros Porto de Cariacica, Itapemirim, Vila capixaba, Porto de Santana, Santo André, Vale dos Reis e Itacibá. Um muro caiu no bairro Jardim América e uma casa corre risco no bairro Novo Brasil.

Em Vila Velha, uma das regiões mais afetadas foi a de Cobilândia. Várias ruas ficaram intransitáveis. Diversos valões do município transbordaram e pioraram a situação nas vias.

Interior

Quatro municípios do interior do Estado já decretaram estado de alerta no Espírito Santo, devido aos temporais que atingem todas as regiões. Muqui, Itarana, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá estão em situação critica no Sul, local mais afetado pelas chuvas.
 
Foto: Ramon Barros

A ponte da rodovia estadual Cachoeiro-Alegre, na entrada de Jerônimo Monteiro foi arrastada pelo rio que está acima do nível normal. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) afirma que alguns carros foram arrastados, não há informações sobre feridos. O Corpo de bombeiros e o DER estão no local. As rotas 
 alternativas para os motoristas são por Venda Nova do Imigrante ou Apiacá.

Em Cachoeiro de Itapemirim, 43 pessoas estão desalojadas e 15 estão desabrigados. O município está em estado de alerta. Na avenida beira rio, próximo à ponte de ferro, equipamentos estão bombeando a água para fora, possibilitando o fluxo de veículos. 

O nível do Rio Itapemirim, que corta toda a cidade, subiu 3 metros e meio acima do nível normal. No bairro aeroporto, área de baixada, diversas casas foram invadidas pela água. Todas as famílias foram transferidas para casas de parentes. 

Outra preocupação na cidade são os distritos de zonas rurais. Segundo o coordenador da defesa civil do município, Thiago José Gonçalves Furtado, as ações preventivas estão sendo tomadas. 

No município de Muqui a maior pedra da cidade desabou em cima de várias casas na localidade de Boa Esperança. Não há vítimas confirmadas. A cidade está sem água potável, telefone e internet. 

Algumas famílias já haviam sido retiradas do local, mas algumas resistiram e no momento do deslizamento houve grande correria e pânico. As famílias se negam a sair do local, mesmo com risco eminente de novos deslizamentos. A defesa civil está monitorando o local.

Em Bom Jesus do Norte mais de 300 pessoas, entre desalojados e desabrigados, estão sob cuidados da prefeitura, recebendo alimentos e roupas. 

Nas cidades de Ibatiba e Iúna a enchente destruiu pontes e cerca de 1500 pessoas foram prejudicadas devido às chuvas. O rio pardo acima do nível normal. Produtores rurais da região estão ilhados.
Em Itarana foram registradas seis quedas de pontes em estradas vicinais, que dificultam o acesso aos distritos de Praça 8, Barra do Sossego e Limoeiro. “Não conseguimos calcular os estragos causados pela chuva, pois ainda não conseguimos sair da cidade. O município continua debaixo da água”, disse o prefeito de Itarana, Edivan Meneghel

Apiacá e Mimoso do Sul estão sendo prejudicadas pela cheia do rio Itabapoana, que corta vários municípios do Sul. Em Apiacá o local mais atingido é Iurú, várias famílias estão em escolas. A água inundou a estrada que liga Mimoso à BR 101 Sul. Os motoristas precisam entrar por um desvio em estrada de terra. 

Em Jerônimo Monteiro a água inundou toda a cidade e os moradores estão ilhados. Uma ponte foi arrastada e não tem passagem para os veículos, a força da água foi tão grande que vários veículos foram levados pela correnteza. Produtores rurais estão tendo prejuizos em toda a região Sul do estado.

Um trecho da BR 262 próximo à Ibatiba cedeu e o trânsito no local é precário.

Acidentes na BR 101 Sul

Na BR 101 Sul um caminhão carregado de leite tombou próximo a Mimoso do Sul. A situação da pista contribuiu com o acidente, pois havia vários buracos na pista e chovia muito no momento do acidente. Em outro acidente, uma van perdeu o controle e acabou parando em um barranco, ao acostamento. O motorista não se feriu.

Com informações do correspondente da Rede Vitória no Sul do Estado, Ramon Barros.

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário