Réveillon: Rio 2016 lança logomarca dos Jogos em Copacabana
POR GABRIELA GERMANO
Rio - Os dois milhões que participaram da festa do Réveillon em Copacabana foram os primeiros a conhecer a logomarca dos Jogos Olímpicos do Rio. Fred Gelli, sócio e diretor da agência Tátil, que ganhou a concorrência entre 139 no concurso que teve oito finalistas, falou que o resultado foi conhecido em 1º de setembro, mas ele não poderia comentar com ninguém. "A nossa marca foi escolhida nesta data e enviada ao COI (Comitê Olímpico Internacional) em 8 de outubro. A aprovação formal foi no dia 17 de novembro. Era preciso fazer ajustes. Só contei para a minha avó. É sonho de qualquer agência e designer. Marca vista por todo o planeta. É o maior desafio de um profissional".
Foto: Divulgação
Vinte anos de experiência na área e mais de 100 profissionais e dona da marca do TIM Festival, a Tátil é carioca, com escritório também em São Paulo. Segundo Fred, toda a agência estava envolvida. "Sem competição interna, unida no objetivo comum. Foram 50 logos. Desses 50, tiramos um e chegamos a um. A marca tem que conseguir conquistar o coração das pessoas. Queriamos um processo humano, tridimensional. A marca é toda tridimensional para envolver as pessoas. As cores: verde da natureza, o amarelo do sol e o azul do mar do Rio. Tem as cores dos aros olímpicos", explica o diretor da agência. Ele define a escolha como a mais importante para um designer, porque a a marca será conhecida desde computadores da Quinta Avenida aos de uma cidadezinha do Himalaia. "A gente vive em uma cidade escultura. Nada melhor que um logo escultura para representar esses jogos", disse.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, brincou com Fred. Disse que quer contratá-lo para a sua próxima campanha. "Pensei em roubar as pessoas da equipe para levar para a Prefeitura. O presidente do COI tem a oportunidade de sentir o calor de nossa gente e o quanto escolha está sendo transformadora. Nós vamos fazer tudo no tempo certo, cumprindo o cronograma, mas mais que isso essa será a maior transformação de uma cidade nos Jogos Olímpicos", prometeu.
Foto: Divulgação
Presidente do COB, Carlos Nuzman afirmou que, se Barcelona foi até hoje o exemplo de transformação, o Rio agora vai ser o novo exemplo. Jacques Rogge, presidente do COI, afirmou que veio conhecer as obras, mas não teve surpresas, porque está acompanhando todo o processo de longe. "Estou muito bem informado. O principal era conhecer as pessoas. Aqui, tenho a oportunidade no Réveillon, com o apoio das autoridades", disse. Ele hoje irá à posse da presidenta Dilma Rousseff. E gostou muito da marca, que considerou inovadora e estética. "Pode-se ver a montanha o mar e o sol. É um desenho muito leve. Isso me impressionou muito. Parece flutuar na água. Já é uma das melhores esculturas do mundo", definiu.
O governador Sergio Cabral não foi ao lançamento, mas não era aguardado.
O governador Sergio Cabral não foi ao lançamento, mas não era aguardado.
fonte:O DIA ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário