quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Destaque


Chuva causa estragos e deixa comunidade isolada em Campos

Natália Nogueira/Matheus Mandy

Em Morro do Coco a água inundou ruas (Foto 1). Em Pádua, Rio Pomba transborda (Fotos 2 e 3)

Em Morro do Coco a água inundou ruas (Foto 1). Em Pádua, Rio Pomba transborda (Fotos 2 e 3)




Em Morro do Coco a água inundou ruas (Foto 1). Em Pádua, Rio Pomba transborda (Fotos 2 e 3)

































Em Morro do Coco a água inundou ruas (Foto 1). Em Pádua, Rio Pomba transborda (Fotos 2 e 3)
A chuva está causando sérios problemas em Campos. No Imbé, aproximadamente 50 famílias estão impossibilitadas de sair por que as estradas de acesso estão alagadas. O nível da água na estrada é de aproximadamente 1 metro. O que impede o tráfego no local. Por terra ninguém e ninguém sai do Imbé.


O problema começou depois de uma enxurrada que caiu na localidade na noite desta segunda-feira (27/12).

Se a água não escoar logo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros terão que encontrar forma de acessar a localidade, para levar medicamentos e algum suprimento que a população possa necessitar. Não há notícias sobre desabrigados ou desalojados nesta região. A Defesa Civil de Campos conseguiu contato por telefone com moradores que derma um panorama da situação.

Outra preocupação da Defesa Civil, segundo o subsecretário, Edson Pessanha, é que a água que agora está no Imbé, vai escoar para o Rio Imbé, indo em seguida para a Lagoa de Cima, chegando a Ururaí.

Em Ururaí, diversas ruas ficaram alagadas por causa da chuva que cai com intensidade. Bombas de sucção estão sendo usadas para amenizar a situação.

Na comunidade da margem da linha, cerca de 30 famílias tiveram suas casas atingidas pela água da chuva. Os moradores precisaram remover móveis e eletrodomésticos rapidamente, para evitar a água danificasse os pertences.

NORTE DO MUNICÍPIO
Em Morro do Coco, a chuva forte chegou a alagar ruas e algumas casas. Há preocupação com as famílias que moram próximas a morros e encostas.

Nos Km 14 e 17 da BR-101, próximos a localidade, houve queda de barreiras. A pista está liberada, mas a recomendação é que os motoristas prestem bastante atenção ao trafegar na rodovia.

Um Murundu 30 famílias tiveram as casas atingidas pela água e há alguns desalojados. Também na localidade de Chave de Paraíso, o trecho da estrada para Doutor Matos está alagada e com muita lama.

“Estamos providenciando junto a Secretaria de Obras e Urbanismo máquinas para desobstruir estes pontos de estradas no Imbé e em Chave do Paraíso. Foram chuvas intensas que provocaram estes alagamentos, mas estamos providenciando a retirada de barreiras e o bombeamento para minimizar os transtornos para as comunidades. Pelo telefone, falei com moradores de Mocotó e me informei que as moradias estão em local elevado, sem nenhum risco de invasão de água nas casas. Apenas a estrada está interditada, mas já providenciamos a desobstrução”, informou o secretário de Defesa Civil, Marco Soares.

ILHA DO CUNHA
O Rio Paraíba do Sul já atingiu a cota de 9 metros em Campos. Com a quantidade de água que chega da Região do Vale do Paraíba no Sul, no Estado do Rio de Janeiro divisa com São Paulo e na Zona da Mata Mineira, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, no Noroeste Fluminense, a possibilidade é que o rio suba ainda mais, impossibilitando a permanência das famílias na Ilha do Cunha. Na noite desta terça-feira (28/12), o nível do rio chegou a 9 metros e caso chegue a 9,70 as famílias da comunidade ribeirinha precisam começar a ser removidas.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário