sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Liminar obrigou retotalização dos votos para federal

Uma liminar obtida na última terça-feira, 07/12, pelo PTdoB obrigou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) a recalcular o quociente que definiu os 46 deputados federais eleitos pelo Rio. Com o novo cálculo, o PTdoB conquista uma cadeira na Câmara Federal, tomando a última cadeira do PR, que era de Paulo Feijó. Candidato a federal mais votado do PTdoB, com 29.176 votos, Cristiano Souza (foto) assume a vaga.

A liminar foi concedida pelo ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda vai julgar o mérito, provavelmente ano que vem. O ministro determinou que os votos de 18 candidatos do PTdoB que tiveram candidaturas impugnadas sejam computados para o partido — as votações estavam zeradas.

Assim, o PTdoB vai somar 18.579 votos ao total obtido pela legenda para a Câmara, alcançando o quociente eleitoral para eleger um deputado. Segundo o presidente do partido, o advogado Vinícius Cordeiro, o PTdoB usou a tese jurídica de que a anulação dos votos dos candidatos impugnados fere o Código Eleitoral.

O PR ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de reagir para tentar cassar a liminar. Se a liminar não for cassada até o dia 16, Cristiano será diplomado.

Até quarta-feira (08/12) havia um entendimento nos bastidores da política fluminense que o PSOL perderia a vaga do ex-BBB Jean Wyllys. Mas foi o PR o grande prejudicado.

Com informações do Jornal O Dia On Line

Feijó figura agora como suplente do PR

Clique na imagem para ampliá-la

O nome de Paulo Feijó aparece agora na lista dos suplentes. O PR, partido de Feijó, ainda não divulgou nota sobre a reviravolta. O caso era previsível em função do grande número de candidaturas sub judice. No dia da eleição, 18 candidaturas do PT do B figuravam como impugnadas pelo TRE, e os votos dados a esses candidatos foram considerados nulos. Entretanto, os envolvidos obtiveram liminar favorável no TSE, e conseguiram validar suas candidaturas, mudando o coeficiente eleitoral, que tem como base os votos válidos. Resultado desta celeuma toda: a Região Norte Fluminense perde um deputado federal. Melhor para Duque de Caxias, na Região Metropolitana, que ganha uma vaga com o ex-vereador Cristiano José Rodrigues de Souza (PT do B).

Nome de Feijó não aparece mais na lista de eleitos

O nome de Paulo Feijó (PR) não está mais figurando na lista dos deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro. Tudo indica que o TRE-RJ já retotalizou os votos. A lista extraída agora do site do TSE comprova o que o Blog Radar da Revista Veja previa. Feijó sai para a entrada de Cristiano Jose Rodrigues de Souza (PT do B). Com isso a Região Norte Fluminense perde um representante na Câmara dos Deputados. O blog continua tentando falar com Feijó.





Lista extraída do TSE. Clique nas imagens para ampliá-las.

fonte:Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário