sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dois ex-prefeitos cobiçam orçamento

milionário de Presidente Kennedy


Rossini Amaral 


Os ex-prefeitos Daniel Vantil (PMDB) e Aloísio Correia (PR) são apontados como, possivelmente, os mais fortes concorrentes ao lugar do atual prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quintas (PTB). A oposição cobiça administrar um dos maiores orçamentos financeiro per capita do Estado, que para 2011 é estimado em R$ 138 milhões.

Aliado do prefeito Reginaldo na Câmara Municipal, o vereador Marcos Vivacqua (PSB) hesita entre disputar a prefeitura local e a do balneário de Marataizes. Ele foi candidato a deputado estadual no último pleito, conquistando 11.300 votos, e por esse motivo se considera credenciado a concorrer em um outro município, de onde saiu a quase totalidade de sua votação.

Com apenas cerca de 10 mil habitantes, Presidente Kennedy era, até dez anos atrás, considerado um dos mais pobres municípios do Estado, e por isso não despertava tanto interesse da classe política. Atualmente, sua principal fonte da economia não está em terra, mas em águas profundas ao longo de seu vasto litoral, onde se descobriu uma das maiores reservas de petróleo no pré-sal.

Reginaldo Quinta não é tido como grande gestor público, mas nas últimas eleições demonstrou prestígio político junto à população,transferindo para a candidata a deputada estadual Aparecida Denadai (PDT) cerca de 800 votos dentro de Presidente Kennedy. A relação política de Denadai com Reginaldo é cercada de mistério e suspeitas, já que ela tem seu principal reduto eleitoral em Cariacica, mas uma extraordinária influência administrativa naquela prefeitura.

Pesam contra o prefeito Reginaldo Quinta uma série de denúncias junto ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas, levantando suspeitas por diversos atos administrativos. Entretanto, a Justiça ainda não se manifestou sobre nenhuma das suspeitas de eventuais irregularidades.

De acordo com Marcos Vivacqua, o prefeito, que está no primeiro mandato, tem direito à reeleição. Ele deu prioridade aos serviços sociais da população. Garantiu, contudo, que para 2011 ele voltará seu
governo para obras de infraestrutura, como pavimentação asfaltica, construção de pontes e casas populares, aproveitando assim o robusto orçamento financeiro municipal.

Na oposição ao atual prefeito destaca-se o seu antecessor no cargo, Aloísio Correia, que administrou Presidente Kennedy por dois mandatos. Correia tem como aliado contra Reginaldo o vereador Tércio Jordão (PV), que na Câmara Municipal polariza com Marcos Vivacqua, aliado do prefeito.

Quanto ao ex-prefeito Daniel Vantil, as informações locais indicam que ele deve estar na disputa pela prefeitura em 2012, embora tenha saído derrotado em três eleições que disputou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário