terça-feira, 28 de dezembro de 2010

RIOS MURIAÉ E CARANGOLA Transbordamento assusta os moradores

Italva.com
Rio Muriaé começa transbordar em Italva
Rio Muriaé começa transbordar em Italva
Rio Muriaé começa transbordar em Italva
Nesta segunda-feira, 27 de dezembro, o Rio Muriaé começou a transbordar no município de Italva. Pela manhã, o Muriaé avançou e invadiu algumas ruas nos Bairros Parque Industrial e Boa Vista (à esquerda, foto da Rua Brás Nunes de Siqueira, no Parque Industrial). Na Rua Cel Luis Salles, próximo ao antigo endereço do Supermercado Ideal, as águas também avançaram em direção ao calçamento, mas não chegaram a alcançar o centro, por onde transitam os carros.

 O motivo do transbordamento do rio foi a grande quantidade de chuva nas cabeceiras do Muriaé. Em algumas cidades de Minas, próximas à divisa com o norte do estado do Rio de Janeiro, choveu muito, provocando aumento do volume das águas e causando apreensão na população ribeirinha.


Ainda de acordo com as informações da defesa civil, o município de Santo Antônio de Pádua ficou alagado em muitos pontos, provocando inclusive duas mortes por deslizamentos. Outro município bastante afetado foi o de Cambuci, nas proximidades de São Fidélis.

No inicio da tarde, as águas do Rio Muriaé começaram a baixar, trazendo um pouco mais de tranqüilidade. Mesmo assim, a defesa civil mantém a cidade em estado de alerta, pois a previsão para os próximos dias é de muita chuva.

Chuvas fazem Rio Carangola subir em Natividade

A Defesa Civil de Natividade se mantém em estado de alerta por conta das fortes chuvas que castigam a região desde a madrugada desta segunda-feira(27).De acordo com o secretário Ademilson Miranda,a situação no município ainda é considerada tranqüila,uma vez que,nenhuma ocorrência de maior vulto,foi registrada nas últimas horas.



No entanto,o Rio Carangola começa a aumentar progressivamente o seu volume.Na última medição realizada às 10:00hr desta terça-feira a marca atingia 3,55 metros,ainda distante da cota de transbordo que é de 4,50 metros.Ainda de acordo com o órgão municipal,o Carangola tem aumentado aproximadamente cinco centímetros por hora.

 Cambucí também sofre com as chuvas

Ruas foram tomadas pela lama. Na cidade cerca de 70 pessoas estão desalojadas. (foto 2)

 De acordo com o comandante regional da Defesa Civil Estadual, coronel Moacyr Pires, choveu em quase todo Norte e Noroeste Fluminense na última madrugada. “O registro mais grave foi em Pádua. Dois óbitos.   Outro município afetado pela chuva foi Cambuci, para onde estavam previstos 33 milímetros de chuva, porém choveram 98 mm em pouco mais de uma hora. É a chamada enxurrada brusca que não se tem como  prevê. Estavam previstos 33 mm e choveram quase cem.



Ainda de acordo com o coronel, o Valão Dantas, que corta toda a área urbana de Cambuci transbordou  e alagou casas. Dezenas de pessoas tiveram que deixar suas casas. A Defesa Civil Estadual e Municipal estão fazendo um levantamento dos danos materiais causados pela chuva no município. Ontem, ele esteve reunido com o prefeito Osvaldo Botelho. Cerca de 70 pessoas ainda estão alojadas em abrigo público, e somente voltarão para casa após o término da limpeza, o que deve ocorrer em até 48 horas. Várias ruas ficaram com o calçamento revirado e uma ponte sobre o valão cedeu parcialmente. O abastecimento de água em Cambuci chegou a ser interrompido, mas foi normalizado durante a tarde desta segunda-feira.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário