terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PARAÍBA SOBE EM SJB Defesa Civil está em estado de atenção
O rio Paraíba do Sul em São João da Barra já atingiu a cota de 7,75 metros segundo a coordenação de Defesa Civil do município.

O rio Paraíba do Sul em São João da Barra já atingiu a cota de 7,75 metros segundo a coordenação de Defesa Civil do município.

O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais da Defesa Civildo município está em Estado de Atenção em função do volume de chuva previsto para esta semana, podendo o acumulado ultrapassar 100 milímetros, na Região do Vale do Paraíba no Sul, no Estado do Rio de Janeiro divisa com São Paulo e na Zona da Mata Mineira, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, no Noroeste Fluminense.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Felício Valiengo, está sendo feito um acompanhamento da quantidade de chuva acumulada e o nível do Rio Paraíba do Sul que chegou ao início da semana a 7.75 metros e com previsão de chuva para as próximas 72 horas nas regiões de nascentes dos rios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Paraíba.

“A nossa intenção é monitorar as condições metereológicas visando a prevenção de desastres naturais provocados por enchentes e chuvas com grande poder destrutivo”, ressalta.

A Defesa Civil estabeleceu procedimentos adotados e divulgados pelo Conselho de Gestores de Defesa Civil do Norte e Noroeste Fluminense em conjunto com os municípios limítrofes das divisas dos estados mineiro e capixaba com objetivo de responder de forma correta aos eventos adversos que ocorrem anualmente neste período, tais como, grandes precipitações pluviométricas, que são as chuvas, principais causadores de enchentes e alagamentos nos municípios localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

“Esses procedimentos são compreendidos em quatro fases: Estado de Observação, Estado de Atenção, Estado de Alerta e Estado de Alerta Máximo”, comenta Felício, que participou recentemente de uma reunião no Rio de Janeiro com representantes da Liga de Rádio Amadores do Rio de Janeiro visando implantar uma rede de emergência.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário