segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quilômetros de problemas ainda cercam as praias do sul. Obras em praias de Presidente Kennedy só em 2012.

Das cinco cidades do litoral, apenas Anchieta possui condições apropriadas para a locomoção

Tarcísio Oliveira - Da Redação Multimídia
foto: Tarcísio Oliveira
Piúma
Piúma
Caminhar por alguns trechos das praias do litoral Sul está se tornando um desafio para os turistas. Das cinco cidades litorâneas, apenas Anchieta possui condições apropriadas para a locomoção dos pedestres e cadeirantes.
As passarelas das orlas de Piúma e Itapemirim estão danificadas. Em Marataízes, as pessoas precisam andar na rua, já que não existe calçada em algumas praias. Já em Presidente Kennedy, passear pela Praia das Neves é uma tarefa árdua para os cadeirantes.
O problema de Itapemirim está nas praias de Itaoca e Itaipava. Na primeira, não há calçada. Já em Itaipava, o mar levou um pedaço de cerca de 100 metros do canto da rua. "Eles colocaram um monte de pedra para a rua não ceder, mas quem passa aqui precisa atravessar para o outro lado, onde a calçada é estreita", diz a dona de casa Lúcia Santana.
foto: Tarcísio Oliveira - Piúma
Piúma - Erosão
Em Marataízes, as praias da Cidade Nova e da Barra não têm calçada. Juntas, elas possuem mais de três quilômetros de extensão. Para unir a caminhada com a beleza do local, os turistas precisam andar na beira da rua, dividindo espaço com veículos.
"Seria bom se tivesse uma estrutura melhor. Se andamos do lado que tem calçada, ficamos distante da praia", diz o psicólogo e turista, Raphael Correia.
A falta de espaço incomoda em Presidente Kennedy. A acessibilidade fica comprometida na Praia das Neves e em Marobá, já que a calçada que fica na beira da orla é curta, insuficiente para o trânsito de cadeirantes.
Em Piúma, as ondas levaram parte da calçada e da ciclovia da praia. São ao menos dois pontos em que a destruição é visível. Um dos mais prejudicados tem cinco metros de extensão.

foto: Tarcísio Oliveira - Itaipava - Itapemirim
Itaipava - Itapemirim
Falta de drenagem também paralisa o crescimento
Outra preocupação das cidades litorâneas é a chuva. Algumas vias e passarelas não têm uma rede de drenagem com capacidade de escoar toda a água. Em Marataízes, por exemplo, a cada temporal, a Avenida Atlânica, principal da Praia Central, alaga.
Os carros encontram dificuldade para passar. O alagamento supera cinco metros de extensão em determinados pontos. "Quando chove muito, o turismo fica fraco. Lá, na areia, formam várias poças, as feiras e o comércio acabam ficando parado. Ninguém sai de casa diante de uma situação como essa", diz a moradora e artesã Lucélia Carvalho.
Para conter os prejuízos, neste mês, a prefeitura do município anunciou que até o verão deve ser feito um novo asfalto e drenagem na avenida, nos pontos mais movimentados, entre a Igreja Católica e o antigo Xodó.
Já em Piúma, os danos estão nas passarelas, que ficam com várias poças após as chuvas. Em Itapemirim, o problema é localizado nos distritos de Itaoca e Itaipava. Como muitas ruas, principalmente as projetadas, não possuem pavimentação e drenagem, é comum encontrar lama. Neste último, está sendo preparado um mutirão, com 68 garis, além de 22 equipamentos de limpeza para a temporada de verão.
foto: Tarcísio Oliveira - Praia da Barra - Marataízes
Praia da Barra - Marataízes
Outro Lado
Se os projetos formulados pelo poder público forem executados em algumas praias, como as de Itapemirim e Marataízes, ações provisórias serão feitas já para o próximo verão. Mas as soluções definitivas, como revitalizações, devem sair do papel só a longo prazo.  
Marataízes
Já a Prefeitura de Marataízes, informou que existe um projeto que deve atender às praias da Barra e da Cidade Nova ainda neste ano. O calçadão deve contar com rampas, que permitem a locomoção de idosos e cadeirantes.
Itapemirim
Em Itapemirim, estão previstas obras provisórias de recuperação da orla para o verão 2011. Entre os serviços que serão executados estão a recuperação das escadas danificadas pela erosão marítima e a recuperação da pavimentação das vias públicas. De acordo com a assessoria de imprensa do município, as obras são provisórias, visto que já existe um projeto mais completo, que deve revitalizar as praias de Itaoca e Itaipava. Atualmente, ele está sendo avaliado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Nele, consta iluminação, calçadão, paisagismo, ciclovia, nova estrutura de quiosques e reurbanização.
Piúma
Para amenizar os buracos na passarela, a prefeitura deve utilizar a  areia da praia para tampá-los. Melhorias definitivas serão vistas só em 2013. O projeto que deve engordar em 50 metros a orla desde a praia Acaiaca até a do Corujão, deve começar a ser executado em 2011. A previsão é de que seja concluído em dois anos. Ele deve conter a destruição causada pelas ondas e também vai restaurar os espaços de uso comum, como o calçadão e a ciclovia.
presidente_kennedy_area_do_porto_07_2010_mosaico_imagem_0001
Presidente KennedyDe acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Presidente Kennedy, existe um projeto municipal que prevê a recuperação das praias de Marobá e das Neves. Entre as propostas, está a construção de um calçadão novo e uma estrutura que proporcione acessibilidade aos cadeirantes em toda a extensão da orla. A previsão é de que fique pronto no verão de 2012.


100 vagas em cursos de qualificação em Presidente Kennedy

imagesCAH9R4YU

3.800 vagas de cursos de qualificação em 45 municípios do ES

A partir desta segunda-feira (20), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), disponibilizará 3.800 oportunidades de qualificação profissional gratuitamente. A oferta faz parte da primeira etapa do Programa Capixaba de Qualificação do Trabalhador (PCQT), período 2010/2011. As inscrições serão encerradas nesta terça-feira (21).
Ao todo, 45 municípios serão beneficiados nesta fase do PCQT. O programa oferece 27 modalidades de cursos diferentes e as primeiras turmas iniciarão as aulas já no dia 27 de dezembro, com término previsto para o final de março de 2011. A primeira etapa do PCQT será totalmente financiada com recursos do Governo estadual. Ao longo de 2011, o programa de qualificação poderá oferecer até 17 mil cursos de qualificação profissional.
Terão preferência na seleção os moradores do próprio município, em situação de baixa renda, com menos escolaridade e com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Dentro desse perfil, estão os desempregados, afrodescendentes, descendentes de índios, mulheres chefes de família, pessoas com mais de 40 anos de idade, pessoas com deficiência, autônomos, trabalhadores rurais, agricultores familiares; pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social (Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada).
Inscrições
Para fazer sua inscrição, o interessado deve procurar a agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine-ES) do seu município. No caso das cidades que não possuem Sine, o candidato deve se dirigir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à Secretaria Municipal de Assistência Social, onde preencherão uma ficha.
Cada interessado deve estar de posse de documentos como: carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de renda e de residência. Para ganhar tempo, o cidadão poderá chegar ao local com sua ficha de inscrição preenchida.
Municípios contemplados: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivacqua, Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindemberg, Guaçuí, Ibiraçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, João Neiva, Linhares, Mantenopólis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Marataízes, Mucurici, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Sooretama, São Mateus, Serra, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha, Viana e Vitória
Cursos
Entre as modalidades oferecidas, estão: Alimentador de linha de produção de plástico, Armador de ferragem, Bombeiro hidráulico, Cabeleireiro, Caldeireiro, Carpinteiro de formas, Condutor de turismo (guia de turismo), Confeiteiro, Corte e Costura, Cozinheiro, Eletricista instalador predial, Eletricista montador, Garçom, Horticultura orgânica, Informática avançada, Mecânico de manutenção de motocicletas, Mecânico montador, Modelista, Montador de andaimes, Montador e reparador de microcomputador, Padeiro, Pedreiro, Pintor de obras, Qualidade no atendimento ao cliente, Recepcionista com informática, Soldador eletrodo revestido, Soldador MIG/TIG.
PCQT
O Programa Capixaba de Qualificação do Trabalhador (PCQT) oferece cursos em diversas áreas para que trabalhadores e trabalhadoras, do campo ou da cidade, cresçam social e profissionalmente e adquiram melhores condições de enfrentar os desafios do mundo do trabalho.
A política do PCQT é de educação profissional básica e deve estar articulada com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação profissional de nível técnico e tecnológico.
O Programa tem o objetivo de desenvolver novos conhecimentos; ampliar as possibilidades de conseguir emprego; aumentar as chances de permanecer no mercado de trabalho; elevar a produtividade, melhorar o desempenho e a satisfação no trabalho; dar novas perspectivas de ascensão profissional, de elevação do salário ou renda; contribuir para a formação técnica, cultural e cidadã das pessoas; e preparar para trabalhar por conta própria, ou montar seu próprio negócio.
A Setades gerencia o PCQT, zela pela aplicação dos recursos e preparo dos cursos, além de analisar as diferentes realidades regionais e sociais, de modo a que o Programa Capixaba de Qualificação do Trabalhador consiga atender, de maneira eficaz, as necessidades da população, em sintonia com a realidade de cada região.
Local de Inscrição:
Secretaria Municipal de Assistência Social - Rua Atila Vivacqua, s/n - Centro - Presidente Kennedy -  Horário de 09 às 16 horas

CURSOS Nº Alunos Nº turmas
Eletricista instalador predial 20 1
Pintor de obras 20 1
Cozinheiro 20 1
Recepcionista com informática 20 1
Bombeiro hidráulico 20 1

Fonte:Blog Kennedense com informações - Assessoria de Comunicação / Setades

Nenhum comentário:

Postar um comentário