sábado, 18 de dezembro de 2010

Preservação das Tartarugas Marinhas

untitled
Entre os meses de setembro a março, as tartarugas marinhas entram na fase da desova e todo o litoral brasileiro e embora sejam marinhas, elas utilizam o ambiente terrestre (praia) para desovar. Aqui no litoral de Presidente Kennedy, mais precisamente na Praia das Neves, foram identificados 20 ninhos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está acompanhado esse processo de perto.
Para Márcio Alves, secretário da pasta, esse trabalho é de suma importância para a preservação das tartarugas. “Estamos acompanhando de perto essa desova para que os ninhos não se percam. Fazemos a cerca e juntamente com a CTA, catalogamos e registramos os ninhos pelo seu posicionamento.”, afirma ele.
tartaruga Ele ressalta ainda que esse trabalho estar sendo realizado com a ajuda da Petrobrás, por meio da empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente. “As tartarugas estão colocando os ovos na área de exploração da Petrobrás e por isso, a gente precisa trabalhar em conjunto com a ela para que a preservação aconteça com sucesso.”, explica o secretário.
Em janeiro, ao nascerem, as tartaruguinhas rumam imediatamente para o alto-mar, e assim permanecem, por vários anos, migrando passivamente pelo oceano.
Para o próximo ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está elaborando um projeto de preservação e conscientização das tartarugas marinhas. “Agora que já conseguimos mapear as áreas, fica mais fácil colocarmos um técnico para cuidar delas nos próximos anos.”, finaliza ele.
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMPK

Nenhum comentário:

Postar um comentário