quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


ATÉ A MEIA NOITE LOCALIDADE DE TRÊS VENDAS ESTARÁ TOTALMENTE ALAGADA


Últimas pessoas foram removidas por volta das 16h desta quinta
Últimas pessoas foram removidas por volta das 16h desta quinta
A Defesa Civil de Campos já retirou os últimos moradores da localidade de Três Vendas. Por volta das 16h10 desta quinta-feira (05/01) a água começou a chegar ao local. A preocupação é com as cerca de 30% das famílias que não quiseram abandonar suas casas, apenas colocaram seus móveis nas lajes.


Os outros 70% foram removidos e tiveram sua decisão apoiada pela Defesa Civil que dispensou casas, caminhões e distribuiu material para montagem de barracas. Todas as pessoas que moravam em casas de um andar foram retiradas. Algumas foram para casas de parentes e amaior parte para abrigos públicos em Travessão, Outeiro e Boa Vista.


Segundo o Comandante adjunto da Defesa Civil, Major Edson Pessanha, a previsão é de que até as 00h desta sexta-feira (06/01) todas as casas tenham sido atingidas pelas águas, que chegarão a altura de dois metros.


De acordo com a última medição, o nível do Rio Paraíba baixou e está a 10,78m, mas ainda assim não há previsão de quando as águas que atingiram a localidade irão retroceder, já que para isso, o Paraíba precisa baixar pelo menos dois metros, e assim dar vazão às águas do Muriaé.






A prefeitura de Campos já acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), para analisar o local do incidente e explicar por que a estrutura da BR-356, feita em 2010, não suportou a força da água e rompeu.



Vale ressaltar que no local existe uma galeria de telefonia celular.



Na tarde desta quinta-feira a Prefeita Rosinha Garotinho sobrevoou a área da localidade d e Três Vendas, onde durante a manhã, o dique da BR-356 se rompeu, o que deverá causar o alagamento de toda a área até o final do dia.



A prefeita chegou a anunciar numa rádio que pedras seriam colocadas no trecho do rompimento como medida paliativa, para tentar conter o avanço das águas, mas não há possibilidade de se realizar a intervenção pela BR-356, que não suportaria o peso do caminhão carregado com as pedras para cobrir o trecho.



Enquanto todas as famílias são retiradas do local, o secretário de obras, Edilson Peixoto estuda a possibilidade de se construir, em uma estrada vicinal, um novo dique para desviar as águas do Rio Muriaé.



Além dos agentes da Defesa Civil e da Prefeita Rosinha Garotinho, estão em Três Vendas, o Secretário de Estado de Assistência Social do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, que informou que o Estado irá enviar colchões, água e barracas e o deputado federal Anthony Garotinho.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário