segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


Estado tem previsão de chuva para  segunda-feira 


Em Nova Friburgo, na Região Serrana, chuva em 24h é maior que a metade prevista para o mês de janeiro

Rio - O tempo deve permanecer nublado e chuvoso durante esta segunda-feira em todo o Estado. Para as próximas 24 horas, o Centro de Operações do Rio destaca a permanência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provoca pancadas de chuva, e mantém o clima instável. Segundo o Centro de Operações da prefeitura do Rio, a região que mais choveu na madrugada desta segunda-feira foi Sepetiba, na Zona Oeste.
Houve temporal ainda em Santa Cruz, também na Zona Oeste, e Irajá, na Zona Norte. Na Região Serrana, a Defesa Civil está em estado de alerta. 
Foto: Leitor @MarceloOrphao
Escadaria no Colégio Anchieta, em Friburgo, neste domingo | Foto: Leitor @MarceloOrphao
O município de Nova Friburgo está em estado de alerta devido à chuva que cai na cidadedesde a madrugada deste domingo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi registrado o acumulado de 135,2 mm de precipitação até às 4h desta segunda-feira. Esse índice representa mais da metade da média de chuva prevista para o mês de janeiro, em pouco mais de 24 horas. 
O córrego Dantas, na região de Vendas das Pedras, que atravessa parte da cidade, chegou a transbordar, mas o nível de água já voltou ao leito. A água não chegou a invadir as casas. Não há registros de desabrigados ou desalojados na cidade. 
O município de Teresópolis está em estado de atenção, de acordo com a Defesa Civil, devido a chuva. Neste domingo, uma árvore caiu e chegou a destruir uma casa. Não houve feridos.  Já em Petrópolis, segundo os bombeiros, não houve registro de ocorrências devido à chuva. 
Foto: Leitor @MarceloOrphao
Em Friburgo, neste domingo, Rio Bengalas acima do nível normal | Foto: Leitor @MarceloOrphao
Em janeiro de 2011, a Região Serrana do Rio de Janeiro registrou a maior tragédia climática do País. Uma série de deslizamentos de terra e enchentes mataram mais de 900 pessoas e deixaram quase 400 desaparecidas. Na époica, as cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, BomJardim e Areal. 
Mais duas sirenes do sistema de alerta de chuvas foram acionadas nos bairros de Granja Spinelli e Olaria, em Nova Friburgo, durante a madrugada desta segunda-feira. Por conta dos riscos de desabamentos, alguns moradores foram removidos para os pontos de apoio na Creche Municipal Vovô Júlia Irene Gomes Andrade, em Olaria, e Escola Municipal Alberto Meyer, em Granja Spinelli. A Defesa Civil Municipal não divulgou o número de pessoas removidas.
Uma árvore caiu nesta segunda-feira sobre a rodovia RJ-116, um dos principais acessos à Nova Friburgo, onde o trânsito é feito em meia pista na altura de Cachoeiras de Macacu. Em Duas Pedras, o trânsito também está em meia pista por causa do excesso de lama nas pistas. Nenhum acidente grave foi registrado durante a madrugada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar. 
O secretário Sérgio Simões foi para a cidade acompanhar o trabalho da Defesa Civil. Até às 6h desta madrugada não houve registro de transbordamento. No domingo, o sistema de sirenes foi acionado para os moradores de área de risco nos bairros de Conselheiro Paulino, Córrego Dantas e Campo do Coelho. Há quase um ano, a enxurrada causou uma tragédia com mais de 900 mortos na Região Serrana do Rio.


fonte:O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário