domingo, 8 de julho de 2012


COLÉGIO ESTADUAL JOAQUIM GOMES CRESPO DE PRAÇA JOÃO PESSOA FOI O ÚNICO DO MUNICÍPIO A ATINGIR AS METAS DO GOVERNO PARA A EDUCAÇÃO NO ANO DE 2011
  
Por : Genecy Filho



Apesar do descaso que vem sofrendo durante anos e anos por parte dos órgãos competentes,dos políticos que só frequentam as dependências do colégio em época de eleições e da comunidade que se mantem omissa, inclusive preferindo matricular seus filhos em outros estabelecimentos de ensino de localidades vizinhas, com o mesmo nível de ensino, o Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo mostrou, mais uma vez, de que está vivo, (apesar dos pesares), tendo sido a única Escola do Município de São Francisco de Itabapoana a atingir as metas propostas pela Secretaria Estadual de Educação para o ano de 2011. Por atingir tais metas, os funcionários lotados no Joaquim receberam uma bonificação individualizada baseada no salario base que cada um recebe.


Tal fato gerou e vem gerando estranheza e especulações por parte de algumas pessoas, já que o Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, ao longo dos anos,tem sido considerado “o patinho feio”, “o filho abandonado”, por parte daqueles que deveriam zelar pela boa educação e pelo atendimento minimamente digno a todos os alunos, independente da origem e da classe social a qual pertença. Há anos que o Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo vem pedindo socorro para que possa continuar ofertando um ensino de qualidade a seus alunos que, bravamente, se mantém fieis a Escola apesar de não receberem os direitos mínimos que outras escolas recebem, tais como um refeitório, uma quadra de esportes sem buracos e bem iluminada, uma área cercada e protegida das ações dos vândalos, e outras necessidades mais urgentes. Infelizmente como a “primeira impressão é a que fica”, a visão externa do Colégio Joaquim passa a ideia de abandono e deixa em dúvida se ali há um ensino de qualidade.Durante anos nem um pintura externa foi feita, muito menos as propagadas obras, que por coincidência ganham fôlego próximo aos pleitos eleitorais.


Onde estão os políticos que sempre se beneficiaram dessa comunidade que representa uma parcela significativa do colégio eleitoral do Município de São Francisco de Itabapoana? Onde está a Associação de Moradores que promove uma disputa acirrada toda vez que vai eleger nova diretoria e que anos após anos vive como refém do poder político instaurado? Onde está a comunidade que omissa, prefere colocar seus filhos no transporte de alunos para estudar em outra comunidade ao invés de procurar intervir dentro da Escola e tentar melhorar aquilo que,pensam está faltando para que a Escola esteja a altura da presença de seus filhos. Só me resta concluir reforçando a máxima que diz: “ Toda comunidade tem o político, a Associação de Moradores e a Escola que merece!”. Se nada fazem para mudar, nada merecem ter em troca.


Para terminar essa notícia, que deveria ser somente motivo de alegria, de forma mais amena,vale ressaltar o empenho daqueles que, apesar da maré contrária, ainda conseguem lutar internamente para manter o Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo vivo e realizando proezas como essa e dizer: “Olhem pra nós, ainda estamos vivos!!!”
                    SITUAÇÃO DO PRÉDIO DA ESCOLA
                                            SITUAÇÃO PRECÁRIA DA QUADRA
                                 
                                            O PRÉDIO PRECISA DE REFORMA 
                                                 ÁREA SEM CERCAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário