quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


Teto de creche desaba e duas crianças morrem em Cariacica

TV Vitória 


Foto: Reprodução TV Vitória

















Duas crianças morreram e seis ficaram feridas depois que o teto de uma creche desabou no bairro Antônio Ferreira Borges, em Cariacica, na tarde desta quarta-feira (1º). Cinco crianças tiveram ferimentos leves e uma ficou ferida com gravidade. Tudo aconteceu quando cerca de 28 alunos estavam no refeitório da Creche Municipal Amélia Virgínia para uma apresentação musical.

O pai de uma das crianças resgatadas desabafou. "A prefeitura tem que tomar cuidado porque crianças frequentam esse local. Um fato assim não pode acontecer", reclamou Luiz Sergio Rodrigues.

A dona de casa Keyssiane Pires Santos chorou a morte prematura da filha Dâmares Pires dos Santos, de 9 anos. A menina não era aluna da creche, mas estava no local assistindo à apresentação. A mãe chegou ao local enquanto a filha ainda estava sob os destroços. "Minha casa caiu, meu teto desabou, minha vida ficou em ruínas, meu coração está gritando de dor", lamentou.  

Sophia Schmith Manhães, de 5 anos, também morreu no local. As primas Kailaine Caldeira Mateus, 8 anos, e Gabriela Caldeira Paula, 9 anos, sofreram vários ferimentos e foram encaminhadas em estado grave ao Hospital Infantil, em Vitória.

O Corpo de Bombeiros, o Samu, a Defesa Civil, as Polícias Civil e Militar e até um helicóptero da Polícia Militar participaram do resgate dos feridos.

A Prefeitura de Cariacica pediu a presença da polícia no local para conter qualquer possibilidade de rebeldia dos moradores da bairro, que já ameaçaram invadir a creche durante a madrugada. As aulas estão suspensas na creche nesta quinta-feira. Os alunos serão remanejados para outras unidades da região.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram no local durante a tarde. O CREA exigiu da prefeitura documentos que apontem o nome do engenheiro responsável pela obra da creche, inaugurada há três anos.

O Ministério Público, representado pela promotora de Justiça Lucimara Marques Adame, esteve no local e disse que, com os laudos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, vai instaurar procedimento e pedir inspeções em escolas do município, já que existem notícias de que obras foram feitas de maneira irregular.

Em nota, a prefeitura informou que lamenta o ocorrido e se solidariza às famílias. A administração municipal já está providenciando a abertura de sindicância para apurar as causas do desabamento. No início da tarde, logo após o ocorrido, foi instalado um Gabinete de Gestão para cuidar da apuração dos fatos e para organizar toda a logística para o atendimento às vítimas. A prefeitura garantiu ainda que as famílias das duas crianças mortas e das seis feridas, que se encontram em hospitais da Grande Vitória, estão recebendo do município toda a assistência necessária.

Ao saber da notícia, o prefeito Helder Salomão, que estava no encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece no Estado de Minas Gerais, interrompeu sua participação e já está retornando para Cariacica.

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário