quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


Reforço no policiamento garante tranquilidade na divisa entre ES x RJ

A ocupação de favelas cariocas pelas forças policiais deixa moradores do Espírito Santo apreensivos

ANDRESA ALCOFORADO E ELISANGELA TEIXEIRA - DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA

foto: Andresa Alcoforado
Operacao Divisa_reforco no policiamento nas cidades que fazem divisa com o rio de janeiro

A ocupação de favelas cariocas pelas forças policiais tem sido refletida em apreensão por parte dos moradores do Espírito Santo, principalmente dos municípios, que fazem divisas com o estado do Rio de Janeiro. "É o caminho natural dos bandidos", acredita a dona de casa Maria Augusta da Silva.

Embora exista preocupação, o clima tem sido de tranquilidade em Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte, Apiacá, São José do Calçado e Guaçuí, sobretudo pelo reforço no policiamento, feito em conjunto pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

"Não queremos bandidos aqui. Estou gostando muito de ver a polícia trabalhando e mostrando essa resistência. Assim podemos dormir mais tranquilos", desabafa o aposentado Rui Barbosa, de Guaçuí.

foto: Andresa Alcoforado
Operacao Divisa_reforco no policiamento nas cidades que fazem divisa com o rio de janeiro
Carros com placas do Rio de Janeiro e atitudes suspeitas tem sido o principal alvo da fiscalização

Veja mais notícias no Gazeta Online Sul

Carros com placas do Rio de Janeiro e atitudes suspeitas tem sido o principal alvo da fiscalização, que conta também com o apoio popular. "Eu não me importo em ser parada. Se isso for necessário para garantir a segurança dos capixabas, prefiro que a revista seja bem rigorosa", avalia a vendedora Kath Ellen de Matos, moradora do distrito de Santo Eduardo, em Presidente Kennedy.

Na PRF, o responsável pelo Núcleo de Comunicação Social, inspetor Alexandro Lemos, acredita que a preocupação da população é justificada. "Mas não há motivo para desespero", ressalta.

foto: Andresa Alcoforado
Operacao Divisa_reforco no policiamento nas cidades que fazem divisa com o rio de janeiro
João Batista Silva - aposentado

"Nós dependemos muito da cidade vizinha que fica no estado do Rio. Para tudo atravessamos a ponte. Não queremos confusão por aqui. Essa tranquilidade que deixa o lugar ficar bom", conta o aposentado.





Divisas


A Operação Divisa começou desde o último sábado (27), com mais de 50 policiais militares e outros 12 agentes rodoviários fortemente armados em 12 postos de fiscalização nas divisas com o Estado vizinho, entre Presidente Kennedy e Dores do Rio Preto, a fim de coibir entrada de drogas, armas e traficantes foragidos da capital fluminense.

Em Bom Jesus do Norte, o Batalhão de Alegre enviou homens para pontos estratégicos, em pequenas localidades e estradas vicinais de difícil acesso. "Fizemos o mapeamento de vários pontos", informou o comandante da 3ª companhia da PM, Flávio Zucolotto.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Ostensivo (CPO) na região Sul, Coronel Marcos Campos, os policiais atuam em turnos, durante 24 horas. Ele garante que a população pode ficar tranquila.

"É praticamente nulo o risco da entrada de foragidos no estado, uma vez que eles preferem não se arriscar pelas estradas principais e nas vias alternativas, só mesmo quem conhece a região; caso contrário, eles não passam nem com a ajuda de mapas", assegurou.

Desde quando começou a operação houve somente uma apreensão de drogas. Foram recolhidos 4,5 kg de maconha e 2,8 de pasta base de cocaína. Três pessoas foram detidas, entre elas um menor de 17 anos.

fonte:gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário