quarta-feira, 16 de novembro de 2011



 Verão na Grande Vitória terá regras para ambulantes e banhistas neste ano




TV Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória 
O verão começa oficialmente em dezembro, mas as praias capixabas já começam a receber visitantes. “Estou aqui com vários amigos e gostamos muito”, comentou Abdias Dias, turista de Cuiabá (MT).

O movimento na praia atrai vendedores e as prefeituras definem regras para que haja o comércio sem que isso prejudique as pessoas e os balneários. Em Manguinhos, na Serra, as áreas de restinga foram cercadas para que a vegetação volte a crescer e o número de vendedores ambulantes foi reduzido de 30 para 10. Serão 60 fiscais para fazer cumprir as regras. Estão proibidos: botijão de gás e manipulação de qualquer alimento na areia da praia, seja de ambulantes ou de visitantes.

“As barracas estão autorizadas e já foram cadastradas na prefeitura. Os vendedores já passaram por curso de manipulação de alimentos e possuem toda a documentação. Não há limitação de número de ambulantes, mas eles precisam estar cadastrados”, explicou o diretor do Departamento de Posturas da Prefeitura da Serra, Marcelo Tosta.

Em Vila Velha também houve redução no número de vendedores ambulantes. De 320 para 220 em todas as praias. Outra restrição é para os carrinhos que vendem milho verde, que vão ter que ficar parados no calçadão, não podem circular pelo risco de entornar a água.

Também a água de coco não poderá ser vendida direto na fruta e deverá passar por uma máquina. As regras restringem um pouco a atividade, mas o vendedor diz que dá pra faturar bem. “Vende bastante. No verão, vendemos três vezes mais do que no resto do ano”, afirmou o vendedor Ricardo Jorge Assis.

Em janeiro e fevereiro deste ano o Espírito Santo recebeu 25% mais turistas que no mesmo período em 2010 e esse número pode aumentar agora em 2012. Os frequentadores das praias aprovam as restrições, mas em Vila Velha, por exemplo, reclamam da sujeira, dos poucos chuveiros e da falta total de banheiros.

“Não tem banheiro na praia, só chuveiro. Precisava ter banheiro”, reclamou o técnico agrário Rafael Messerli. “É uma dificuldade e precisamos pedir até para usar o banheiro dos restaurantes que nem sempre deixam”, acrescentou a depiladora Patrícia Rodrigues.

A prefeitura de Vila Velha diz que vai atender a essa reivindicação colocando banheiros na praia e aumentando os chuveiros. Além disso, serão aumentadas as equipes que cuidam da limpeza nas praias do município. “Vamos duplicar os chuveiros na praia. A região da Praia da Costa até a praia de Nova Ponta da Fruta vai receber mais 25 novos chuveiros. A Praia da Costa também vai receber banheiros que farão parte de um experimento que, se der certo, será implantado também em outras praias”, frisou o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha, Reginaldo Loureiro.

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário