segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Dois municípios de SC elegem seus primeiros prefeitos e vereadores

Balneário Rincão e Pescaria Brava foram criados por lei estaduais de 2003.
Municípios serão instalados oficialmente em 1º de janeiro de 2013.

Balneário Rincão vai ter suas primeiras eleições em 7 de outubro (Foto: Alexandra Cavaler/Divulgação)Balneário Rincão teve primeira eleição no

O pleito deste último domingo (7) foi histórico para os municípios de Balneário Rincão e Pescaria Brava, em Santa Catarina. As duas cidades tiveram, pela primeira vez, eleições para prefeito e vereador. Foram eleitos um prefeito em primeiro turno e nove vereadores em cada município.
Por enquanto, segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, essas duas cidades são governadas pelas prefeituras dos municípios dos quais vão se emancipar - Balneário Rincão terá automonia de Içara, Pescaria Brava, de Laguna. Os dois municípios foram criados pela lei estadual número 12.668 de 3 de outubro de 2003. Em 1° de janeiro de 2013, quando os novos prefeitos tomarem posse, os dois novos municípios serão instalados oficialmente.
Balneário Rincão
De 9.803 eleitores do município, 8.748 votaram neste domingo (7) em Balneário Rincão. Funcionaram, na cidade, 26 urnas eletrônicas. Décio Goes (PT) obteve 50,34% dos votos válidos. Como há processo na Justiça contra ele pela Lei de Ficha Limpa, corre o risco do município ter ainda sua segunda eleição este ano. Em entrevista à RBS TV, Goes afirmou que decidiu se candidatar a prefeito da cidade porque há anos frequenta o local. "Como deputado, ajudei na finalização do processo de emancipação", afirmou.
Pescaria Brava
Já em Pescaria Brava, compareceram no pleito de domingo (7) 6.523 dos 7.060 eleitores. Antonio Honorato (PSDB) foi eleito com 52,23% dos votos válidos. O político afirmou que, para poder iniciar seus trabalhos no próximo ano, criará uma equipe voluntária para transição do governo, que hoje pertence a Laguna. "A partir desta terça-feira (9) vou reunir meus candidatos a vereador e a equipe de campanha para programarmos a transição", acrescentou.
Honorato também disse que quer colocar projetos junto ao governo estadual e federal e que pretende buscar empresas privadas para se instalar no município, já que, segundo a assessoria do político, a arrecadação mensal na cidade é de cerca de R$ 1,3 milhão.  
fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário