sexta-feira, 1 de julho de 2011


Cesar Cielo e mais três nadadores brasileiros são pegos no exame antidoping



R7


Foto: R7


Um grande golpe abalou a natação nesta sexta-feira (1º). O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo foi pego no exame antidoping, ao lado de mais três nadadores de nível mundial: Nicholas Santos e Henrique Barbosa, do Flamengo; e Vinícius Waked, do Minas Tênis. Apenas este último não vai ao Mundial de Xangai, neste mês.

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) comunicou que os atletas foram flagrados pela substância furosemida, um diurético, durante o Troféu Maria Lenk, em maio. Waked também é o único que não faz parte do P.R.O 16, o projeto de natação de elite idealizado por Cielo.

De acordo com a confederação, os atletas explicaram como a substância entrou no corpo, mas a entidade não divulgou tais detalhes. Pelo comportamento dos atletas, eles foram apenas advertidos, sem sofrer suspensão.

Um painel de controle de doping da CBDA, presidido por Eduardo de Rose e também composto por Sandra Soldan, Marcus Bernhoeft e Cláudio Cardone, considerou o histórico dos atletas para evitar uma suspensão e apenas advertir os nadadores.

Mesmo com a decisão, muitos pontos ainda estão obscuros, sendo o principal o seguinte: por que os nadadores não foram suspensos, sendo que Fabíola Molina, também flagrada recentemente, foi retirada do Mundial de Xangai?

Em nota oficial, Cielo afirmou que sempre usou o suplemento que causou o resultado positivo e disse que, por isso, jamais imaginou que seria flagrado.

- Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento. Fato que nos ensina muito.

Cielo também afirmou que nunca usou de métodos proibidos para conseguir os resultados que tem e agradeceu a confiança do painel da CBDA.

- Durante toda a minha carreira, sempre tive o maior cuidado com todo tipo de medicamento ingerido. Me considero um atleta exemplar neste aspecto. Nunca utilizei nenhum recurso ergogênico ilícito que pudesse favorecer a minha performance.

Na competição em questão, o Troféu Maria Lenk, Cielo venceu os 50 m livre, mas foi derrotado por Bruno Fratus nos 100 m livre. O atleta se recuperou na semana passada, no Aberto de Paris, e venceu os 50 m borboleta, os 50 m livre e os 100 m livre, fazendo os melhores tempos dos anos nas duas primeiras provas.

Veja abaixo a íntegra da explicação de Cielo:

"Quero dar minha posição a respeito de uma notificação de um painel realizado nesta sexta-feira pela CBDA, no Rio de Janeiro, sobre a presença da substância Furosemida, encontrada em alguns atletas da seleção brasileira que disputaram o Troféu Maria Lenk, em maio.

Durante o painel, todos os dados foram levantados e comprovada a presença da substância por meio de contaminação cruzada durante a manipulação de um suplemento (excepcionalmente, isso pode ocorrer, mesmo que observadas normas e protocolos de manipulação sob orientação da Vigilância Sanitária).

Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento.

Fato que nos ensina muito.

Durante toda a minha carreira, sempre tive o maior cuidado com todo tipo de medicamento ingerido. Me considero um atleta exemplar neste aspecto. Nunca utilizei nenhum recurso ergogênico ilícito que pudesse favorecer a minha performance.

Acredito que todo mérito de um atleta seja resultado de muito treino, dedicação e seriedade. Tenho a convicção de que todos os resultados que conquistei na minha carreira sigam esses pilares.

Faço controles constantemente - este ano, já fui testado cinco vezes. Fiz, inclusive, teste de sangue na França, durante o Aberto de Paris. Passo por controles periódicos e sou um dos atletas que integram o programa de rastreamento da Fina, o que significa que preciso sempre informar a entidade cada vez que me desloco. Posso ser testado a qualquer momento, em qualquer lugar. São as regras do jogo e eu sempre soube disso.

No dia 26 de abril, quatro dias antes de começar o Troféu Maria Lenk, recebi uma carta da Usada, órgão oficial antidoping dos Estados Unidos, me parabenizando pelos resultados dos testes antidoping realizados em Michigan, durante o Grand Prix.

Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia. Não uso nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho.

Pelo respeito, pela confiança depositada em mim e consideração que tenho pelo brasileiros e a comunidade da natação e do esporte, estou esclarecendo a situação."

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário