Os pneus são uma grande dor de cabeça depois quando do seu descare. Em Marataízes são coletados pela prefeitura através da secretaria de Saúde das borracharias e depois doados para reciclagem para uma firma mineira.
A professora Gleici da Rocha Brumana junto com o administrador do seu sítio localizado em Canudos, interior de Marataízes, Damião Cruz e Silva estão dando um destino nobre aos pneus sendo utilizado para plantação em locais onde o solo não permite crescimento por compactação ou encharcamento. Os pneus são colocados sobrepostos de três formas: um para plantação de hortaliças, dois para plantas que precisem de mais enraizamento e três para arvores e arbustos. “A terra usada é de substratos, compostagem ou já misturada com estercos e raspa de mandioca." O resultado está sendo fantástico aproveitamos os locais que antes não poderíamos plantar e agora vamos produzir todo o tipo de verduras, legumes, árvores frutíferas e nativas. “Os pneus podem ser utilizados de diversas formas como em fossa sépticas e levaremos para nossos vizinhos essa técnica ecológica e barata visto que em nossa comunidade não existem água tratada nem sistema de esgoto", enfatizou Gleici Brumana.
Damião Cruz ressalta ainda que os pneus sejam usados como barragem para amenizar o transbordo dos tanques de criação de peixe. “Pedir a orientação técnica do INCAPER para implantação para solucionar esse problema que acontece no período das chuvas" disse.
Fonte: Redação Maratimba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário