quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chuva forte castiga diversos pontos do Rio e provoca mortes
O Globo, GloboNews TV, TV Globo, com agências
RIO - A chuva intermitente, que deu uma pequena trégua no início da tarde desta terça-feira e voltou a cair forte em vários pontos do Rio de Janeiro. Segundo o último balanço da Defesa Civil e das prefeituras 102 pessoas morreram. Na capital foram registradas 37 vítimas fatais; em Niterói (Região Metropolitana), 53 mortes; nove em São Gonçalo (Região Metropolitana); uma em Nilópolis (Baixada Fluminense), assim como em Petrópolis, na Região Serrana, e outra morte em


O temporal é um dos maiores da história do Rio. Em menos de 24 horas, foram 288 milímetros de precipitação. O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias pelos mortos na catástrofe. Em entrevista à Rádio CBN, ele disse considerar a possibilidade de decretar estado de calamidade e emergência no estado, onde mais de 150 pessoas já foram resgatadas. Em caso de emergência, a população
deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas.
Além das mortes, são muitos os transtornos e os estragos. O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, informou que oito bombeiros ficaram gravemente feridos durante o resgate de vítimas em Niterói, cidade que deve ter estado de calamidade pública decretado na noite desta terça, a pedido do prefeito Jorge Roberto Silveira.


Em Maricá o prefeito Washington Quaquá decretou estado de emergência . O mesmo ocorre em Araruama, onde mais de cem pessoas estão desabrigadas. O prefeito André Mônica disse que foi preciso evacuar o Pronto Socorro Municipal e o PAM. O Hospital Regional, a Delegacia de Polícia e outras repartições públicas estão ilhadas.

Deslizamentos de terras se multiplicam pelo estado

As autoridades estaduais e municipais apelam para que todos que estejam em áreas de risco deixem imediatamente suas casas e liguem para os Bombeiros (193). Paes recomenda ainda que aqueles que estão em locais seguros não saiam de casa, mesmo que a chuva dê alguma trégua.


O sistema Alerta Rio da prefeitura carioca põe a cidade em alerta vermelho , o penúltimo na escala de risco de temporais.

fonte:Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário