CATAPORA MATA QUARENTA VEZES MAIS OS ADULTOS
Os atuais surtos e mortes em decorrência da catapora mostraram que a doença não é tão inofensiva quanto parece. No Estado de São Paulo, 15 crianças diagnosticadas com a moléstia morreram neste ano, enquanto outras 14 pessoas morreram em Minas Gerais, representando quase o dobro de casos de um ano para o outro em cada Estado.
Segundo os médicos apesar de ser uma doença mais comum em crianças, adultos correm mais risco de morrer de catapora do que as crianças. Dados da OMS mostram que a morte por catapora em adultos saudáveis é de 30 a 40 vezes maior do que entre crianças de cinco a nove anos, faixa de idade comum da doença.
A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus VVZ (vírus varicela zóster), da família dos chamados herpesvírus. É altamente contagiosa por ser transmitida por secreções respiratórias e pela pele do doente.
De acordo com a pediatra Regina Célia Menezes Succi, do Centro de Atendimento Disciplinar de Infectologia Pediátrica da Unifesp, apesar do aumento da mortalidade, ela é considerada muito rara, já que as chances de cura chegam a 90%. Mas são estes 10% restantes que preocupam, pois representam os casos mais complicados da doença, que evoluem para sérios problemas de pele, pneumonia ou encefalite (inflamação aguda no cérebro), por vezes letais.
É altamente contagiosa por ser transmitida por secreções respiratórias e pela pele do doente.
fonte:FOLHA DE ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário