terça-feira, 12 de outubro de 2010


 CATAPORA MATA QUARENTA VEZES MAIS OS ADULTOS

Os atuais sur­tos e mor­tes em de­corrência da catapo­ra mostraram que a do­ença não é tão inofen­siva quanto parece. No Estado de São Paulo, 15 crianças diagnosticadas com a moléstia morre­ram neste ano, enquanto outras 14 pessoas morre­ram em Minas Gerais, re­presentando quase o do­bro de casos de um ano para o outro em cada Es­tado.
Segundo os médicos apesar de ser uma doença mais comum em crian­ças, adultos correm mais risco de morrer de cata­pora do que as crianças. Dados da OMS mostram que a morte por catapo­ra em adultos saudáveis é de 30 a 40 vezes maior do que entre crianças de cinco a nove anos, faixa de idade comum da do­ença.
A catapora, também conhecida como varice­la, é uma doença infec­tocontagiosa provoca­da pelo vírus VVZ (vírus varicela zóster), da famí­lia dos chamados herpes­vírus. É altamente conta­giosa por ser transmitida por secreções respirató­rias e pela pele do doente.
De acordo com a pe­diatra Regina Célia Me­nezes Succi, do Centro de Atendimento Discipli­nar de Infectologia Pedi­átrica da Unifesp, apesar do aumento da mortalida­de, ela é considerada mui­to rara, já que as chances de cura chegam a 90%. Mas são estes 10% restan­tes que preocupam, pois representam os casos mais complicados da doença, que evoluem para sérios problemas de pele, pneu­monia ou encefalite (infla­mação aguda no cérebro), por vezes letais.
É altamente contagiosa por ser transmitida por secreções respiratórias e pela pele do doente.
 fonte:FOLHA DE ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário