quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Três casos suspeitos de meningite preocupam autoridades da região

Reprodução
Foto

Casos estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde de Campos e SFI
Os casos de meningite na região tem preocupado não somente a população, mas também as autoridades de saúde. No total, três pessoas estão internadas em Campos com suspeita da doença.

O primeiro caso foi o de uma adolescente de 17 anos, moradora da praia de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Plantadores de Cana (HPC), desde o último domingo (03/10).

Segundo a assessoria do Hospital, a jovem ainda terá que fazer alguns exames para confirmar ou não a doença, mas seu estado de saúde é estável.

Os outros dois casos são de uma outra jovem de 14 anos, moradora do Parque São Mateus, em Campos, que está internada em estado estável, em uma sala isolada do Hospital Ferreira Machado (HFM). E o último e mais grave caso, é de um rapaz, de 25 anos, também morador de São Francisco de Itabapoana, que está em coma induzido no Hospital Geral de Guarus (HGG). Segundo assessoria do hospital, seu estado inspira muitos cuidados.

As secretarias de saúde de Campos e de São Francisco de Itabapoana estão atuando juntas, e acompanhando não somente os pacientes internados, como também seus familiares.

Para prevenir o contágio de meningite, as pessoas não devem partilhar colheres, garfos, copos, ou outros objetos que contenham a saliva, não partilhar cigarros, charutos ou cachimbos, assegurar-se de que as crianças não coloquem na boca objetos que estiveram na boca de outras crianças, evitar a proximidade de pessoas que tossem ou espirram, tapar a boca quando tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente com água morna e sabão, e não beijar os mais novos directamente na boca.

Os principais sintomas da doença são febre, pescoço dolorido, pequenas manchas vermelhas na pele, vómito, e confusão. Em bebês, os pais devem ficar atentos aos sinais de birra, pouco apetite, e cansaço anormal.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário