sábado, 23 de outubro de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA Ferrous apresenta impacto a São Francisco

Alessandra Lemos
Foto
A audiência reuniu dezenas de pessoas interessadas no projeto
Na noite da última quinta-feira (21/10), representantes da mineradora Ferrous Ressource do Brasil realizaram uma audiência pública em São Francisco de Itabapoana. O objetivo foi apresentar o projeto de impacto sócioeconômico e ambiental da mineradora com a instalação do porto no município de Presidente Kennedy(ES).

O encontro aconteceu com a presença do prefeito Beto Azevedo que iniciou a audiência. Também estiveram presentes secretários, vereadores, representantes do IBAMA e os deputados estaduais João Peixoto e Sabino, além da participação de diversas lideranças e moradores das comunidades do município.

A audiência promoveu um amplo debate. Foram esclarecidos alguns pontos sobre a instalação do porto. Na ocasião, o gerente de projetos, Ítalo Pazolini, apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório do Impacto Ambiental (RIMA), ambos levantados pela mineradora.

Segundo informações do Superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras, a mineradora se tornará uma parceira dos municípios que estão nas áreas de influência direta do porto. “A Ferrous quer promover o desenvolvimento das comunidades vizinhas no sentido de traçar ações que tragam benefícios concretos. Já foram elaborados 28 programas ambientais no intuito de minimizar os impactos. Também será priorizada a contratação da mão-de-obra e bens de serviços das comunidades”, destacou Cristiano.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, disse que a audiência atendeu à solicitação do órgão executivo. “O prefeito solicitou que fosse feita a reunião para que toda a comunidade pudesse ter acesso às informações do futuro empreendimento. É uma forma de conduzir um momento democrático com a população”, finalizou o secretário.

Estrutura de operação
A Ferrous Resources do Brasil é uma empresa de pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro nos mercado interno e externo, com logística integrada. O Porto contará com uma planta de desaguamento e filtragem que fará o tratamento da polpa de concentrado de minério de ferro que será transportada até Presidente Kennedy por um mineroduto.

Equipado com um sistema de ancoradouro duplo para carregamento de navios de grande capacidade, o porto, em sua primeira fase, terá capacidade para embarcar 25 milhões de toneladas por ano, podendo ser expandida para 50 milhões de toneladas anuais.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário