sábado, 23 de outubro de 2010

  Pelé 70 anos: Pelé valeria mais de 200 milhões de euros hoje


Pelé 70 anos: Pelé valeria mais de 200 milhões de euros hoje - Foto: Divulgação
Em 1970, Pelé já era craque, tricampeão do mundo, bicampeão do Mundial Interclubes e autor de mais de mil gols. Viveu o auge da carreira em uma época onde a exploração da imagem ainda era incipiente no futebol. O salário era pequeno (para se ter ideia, em 1962 ele recebia o equivalente a seis salários mínimos) e os ganhos com publicidade eram irrisórios. Mas o Rei soube trabalhar sua carreira e, hoje, na era do marketing, é dono de uma das marcas mais valiosas do mundo.

— Ele soube separar o homem Edson do mito Pelé e se manteve inatingível de qualquer episódio negativo — disse o consultor de marketing João Henrique Areias.

As cifras são impressionantes para um atleta que já se aposentou há mais de 30 anos. Pelé não sai de casa para participar de um evento por menos de R$ 2 milhões e recebe, anualmente, cerca de R$ 30 milhões com a associação de sua imagem a empresas e produtos.

Comparativamente
Se na esfera do marketing já mobiliza tantos cifrões, no mercado da bola também estaria valorizado. No ano passado, Cristiano Ronaldo foi comprado pelo Real Madrid por 94 milhões de euros. E se Pelé ainda estivesse no auge da carreira de jogador?

— Já conversei com Pelé sobre isso. Se fosse o empresário dele, estaria milionário. Hoje o passe valeria, no mínimo, 200 milhões de euros — diz o empresário Léo Rabello.

O escritório do craque em São Paulo recebe, sem parar, ligações de empresas buscando parcerias e muitos convites para eventos. Ele já se dá ao luxo de só aceitar contratos de médio a longo prazo.

— Ele escolheu o momento certo de encerrar a carreira — explicou o consultor da Crowe Horwath RCS Amir Somoggi, que também considera o passe de Pelé bem acima da realidade. — O Cristiano Ronaldo, com seu passe, não serviria nem para engraxar o sapato do Rei.

fonte:Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário