sexta-feira, 21 de outubro de 2011



Mais de 40% dos municípios do Rio não fazem tratamento do esgoto
Divulgação
Sete municípios do Estado não contam com rede coletora de esgoto
Sete municípios do Estado não contam com rede coletora de esgoto

Quando o assunto é coleta de esgoto, 92% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro contam com o serviço. No entanto, 41% das cidades fluminenses não contam com rede eficiente de tratamento de esgoto, segundo o Atlas de Saneamento 2011, compilado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008.


Estatística), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008.

De acordo com Amanda Estela Guerra, técnica da Coordenação de Geografia do instituto, a rede de abastecimento de água cobre quase todo o país, com somente 33 cidades fora do sistema. Por outro lado, a coleta de esgoto está muito abaixo do que é necessário.

Cristiane Moreira Rodrigues, técnica do IBGE, diz que a falta de investimentos na área de tratamento de esgoto acarreta problemas ao meio ambiente e causa danos aos cofres públicos.

- Se a coleta do esgoto é um serviço ainda pouco disseminado na maior parte do território brasileiro, o tratamento é algo ainda mais incomum, originando graves consequências ao meio ambiente e à saúde pública. A ampliação dos investimentos em coleta e tratamento de esgoto certamente seria revertida em redução de outros gastos, como internação de enfermos.

A situação é mais grave em sete cidades do Rio: Mangaratiba, Queimados, Japeri, Teresópolis, Guapimirim, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapoana. O IBGE aponta que, mesmo sem rede coletora de esgoto, essas cidades apresentaram soluções alternativas (e também consideradas adequadas). Este é o caso de Teresópolis, por exemplo, que não possui rede coletora de esgoto, mas conta com fossa séptica no município.

Segundo o IBGE, os dados relativos ao esgoto sanitário no Brasil – e, em especial, no Rio de Janeiro – revelam o longo caminho que resta a ser trilhado neste campo fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e para a sustentabilidade ambiental.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário