sábado, 29 de outubro de 2011

Lula é diagnosticado com tumor na laringe e passará por quimio


São Paulo - O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor de laringe após realizar exames neste sábado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele segue internado e será submetido a quimioterapia. Na quinta-feira, ele completou 66 anos de idade. A assessoria de Lula informou que ele deixará o hospital ainda neste sábado.

Foto: Divulgação
Ex-presidente segue internado e será submetido a quimioterapia | Foto: Divulgação
Segundo boletim médico, Lula se encontra bem e o tratamento será iniciado nos próximos dias. Nesta sexta-feira o hospital havia divulgado que o ex-presidente iria ao Sírio-Libanês apenas para prestar exames de rotina.


José Chrispiniano, assessor do Instituto Lula, afirmou nesta sexta-feira que os exames feitos seriam apenas para o ex-presidente verificar seu estado de saúde. "Ele passa bem",  chegou a garantir o assessor.
Paulo Hoff, diretor do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, disse ao portal iG que o ex-presidente, "como qualquer pessoa que teve diagnóstico de câncer, está apreensivo, mas está bem".


Ele informou ainda que Lula foi ao hospital fazer exames porque estava muito rouco, com dores na garganta e decidiu investigar o motivo. "É um tumor localizado. Ele não se espalhou pelo pescoço nem pelos vasos linfáticos. Lula fará quimioterapia e radioterapia", completou. O tratamento começará na segunda-feira.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal. A maioria dos cânceres de garganta se desenvolve em adultos com mais de 50 anos. Homens são dez vezes mais propensos a ter a doença do que as mulheres.


No twitter, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse: "O presidente Lula é um homemforte e corajoso. Vencerá essa batalha. Já venceu muitas outras".


Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto KalilFilho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"
 
fonte:O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário