quinta-feira, 20 de outubro de 2011




Prefeitura instala mais sete tanques resfriadores comunitário na zona rural

O objetivo é reduzir a distância na hora de escoar a produção de leite, garantido maior qualidade ao produto e rentabilidade para o homem do campo

Prefeitura instala mais sete tanques resfriadores comunitário na zona rural


A administração municipal continua focada em atender bem o homem do campo. Em dois meses serão instalados mais sete tanques resfriadores comunitários para armazenamento de leite. As comunidades rurais beneficiadas são: São Salvador, Siricória, Campo Novo, Bom Jardim (em São Paulo) Camundongo, Leonel e Palmital.

Durante esta semana, o secretário municipal de Agricultura, Valdinei Costalonga, e a equipe de técnicos visitaram as propriedades rurais onde serão construídos os abrigos e toda a rede elétrica para receber os equipamentos que já estão comprados.

Cada tanque resfriador custa em média R$ 20 mil e pode armazenar até mil litros de leite. Seguindo as normas do Conselho Municipal de Agricultura, cada unidade instalada deve atender de três a oito produtores, de maneira comunitária.

“Esse investimento, entre a máquina resfriadora, o abrigo, a rede elétrica e a mão-de-obra não sairia a menos de 30 mil reais para um produtor. Mas a prefeitura está colocando a custo zero para eles, mantendo a nossa política continuada de atender bem o homem do interior”, disse o secretário.

Atualmente Presidente Kennedy tem 27 tanques resfriadores comunitários, sendo que oito foram instalados só no ano passado. Até o final de 2011 serão 34 espalhados no interior kennedense.

Reduzindo distâncias e dando qualidade ao leite

A expansão de tanques resfriadores comunitários é essencial em Presidente Kennedy por se tratar de um município onde as propriedades rurais são distantes umas das outras. Reduzir o tempo no transporte do leite é garantir a qualidade do produto e gerar mais renda no bolso do produtor.

Isso poderá ser constatado na propriedade de Luciano Fernandes Machado, em Siricória. Ele e demais produtores da região enfrentavam dificuldade em transportar o leite, sobretudo em dias de chuva. “Quanto mais perto, mais facilidade. O leite mantém a qualidade e a gente ganha tempo, já que o tanque vai ficar aqui na propriedade”, disse o produtor rural que levava em média 30 minutos de moto para chegar ao tanque comunitário de São salvador – num percurso de seis quilômetros.

A pecuária de leite é a atividade de maior importância econômica de Presidente Kennedy, ao lado da extração de petróleo. A área ocupada é de 30.771 hectares de pastagens nativas e formadas, comportando um rebanho de mais de 54 mil cabeças (fonte: Idaf/2010), e tornando o município o maior produtor de leite do sul do Espírito Santo e o segundo em todo o território capixaba.


Fonte: Redação Maratimba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário