quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vereadores de Itaperuna querem cobrar Royalties de Minerodutos

Divulgação


Sugestão foi levantada na sessão da Câmara desta segunda-feira (17/10)






Sugestão foi levantada na sessão da Câmara desta segunda-feira (17/10)

O vereador Zampier levantou outra questão durante a reunião da Câmara de Vereadores de Itaperuna nesta segunda-feira (17/10). Ele disse que o município de deveria cobrar royalties das empresas que exploram o mineroduto que passa pela cidade.
“Quero deixar um alerta à Procuradoria. Nós temos dois minerodutos cortando o município, que somados devem ter aproximadamente 100 km. Temos que partir para dentro para arrecadarmos esses tributos para o município. Já passou da hora da procuradoria realizar um estudo jurídico a fim de realizar essa cobrança”, disse.




Segundo o vereador, em outros municípios que também são cortados por Minerodutos, existem a cobrança de royalties referente aos empreendimentos. A Ferrous e Anglo American são as empresas responsáveis pelos minerodutos que cortam o município itaperunense. Um segue para o Espírito Santo e outro segue para o Porto do Açu, em São João da Barra.


FERROUS
O mineroduto da empresa Ferrous terá aproximadamente 400 quilômetros e ligará a Mina Viga, em Congonhas (MG), ao Terminal Portuário de Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo. O empreendimento passará por 22 municípios – sendo 17 deles em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro (Itaperuna, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana) e dois no Espírito Santo – e terá a capacidade para transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, a partir de 2013. O mineroduto é considerado atualmente o meio de transporte mais seguro para o minério, tendo em vista o baixo impacto durante a fase de operação e o rigoroso controle operacional, realizado 24 horas por dia.

ANGLO AMERICAN
Além do mineroduto, o Sistema Minas-Rio da Anglo American é composto por mina e unidade de beneficiamento nos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas e 49% de participação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em parceria com a LLX. A Anglo American investe US$ 3,8 bilhões na implantação deste projeto.

Segundo a empresa, quando estiver em operação, prevista para o segundo semestre de 2012, o Sistema Minas-Rio criará 1300 empregos diretos e 3500 indiretos. A capacidade de produção será de 26,5 milhões de toneladas de finos de minério (pellet feed) destinadas ao mercado externo.

A empresa divulga que serão 26,5 milhões de m³ de polpa de minério serão escoados por ano, a uma velocidade média de 7 Km por hora. 45 mil tubos serão utilizados na construção do mineroduto, que passará por 32 municípios, sendo 25 mineiros e 7 fluminenses.



fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário