sábado, 19 de junho de 2010

Defesa Civil de Alagoas confirma 4 mortes por causa das chuvas

Em Pernambuco, enchentes provocaram a morte de dez pessoas.
Governo alagoano decretou estado de calamidade em 14 cidades.

   

Moradores ilhados são retirados por bombeiros  
Moradores ilhados são retirados por bombeiros
(Foto: Major Ricardo Cruz/Divulgação/Ascom/
Corpo de Bombeiros)
A Defesa Civil de Alagoas confirmou, neste sábado (19), a morte de quatro pessoas após as enchentes que atingiram 21 cidades nesta semana. Em Pernambuco, dez mortes foram registradas depois de inundações, segundo a Coordenadoria da Defesa Civil do estado (Codecipe).

O governo alagoano decretou estado de calamidade pública em 14 municípios dos vales do Paraíba e Mundaú. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira (22). O nome das cidades não foi divulgado. Os ministros Márcio Fortes (Cidades) e João Santana (Integração Nacional) viajaram para Alagoas e estão acompanhando as consequências da chuva no estado.

Foram contabilizadas 32 mil pessoas desabrigadas e seis desaparecidas após as inundações no estado. O problema foi provocado pela elevação do nível dos rios Mundaú, Canhoto e Camaragibe. Os alagamentos atingiram 55 mil moradores.
 
Mortes em Pernambuco
O corpo de um rapaz de 20 anos foi encontrado pelos bombeiros no Rio Jaboatão, no Recife. Os bombeiros também registraram uma morte em Cortês (PE) e outra em Jaboatão dos Guararapes (PE). No Recife, foram registrados 13 deslizamentos de terra durante a madrugada.
Segundo a Codecipe, 12.638 estão desabrigados, 7.911 foram desalojados. Ao todo, 49 cidades foram atingidas pelas enchentes. O órgão informou ainda que a situação é mais grave em 25 municípios.
Vítimas da chuva são resgatadas de helicóptero em Pernambuco 
Vítimas da chuva são resgatadas de helicóptero em
Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Mortes e desaparecidos em Alagoas


Em Alagoas, uma criança desapareceu após ser arrastada pela enxurrada no município de Joaquim Gomes e outras duas pessoas estão desaparecidas em Paulo Jacinto, segundo os bombeiros. A Defesa Civil do estado informou ainda que duas pessoas desapareceram em Santana do Mundaú e outra em União dos Palmares.

O Exército, a Aeronáutica e a Marinha em Alagoas disponibilizaram parte de seus efetivos para prestar auxílio às vítimas das enchentes. A Polícia Florestal e voluntários civis também estão nos locais mais atingidos.

O governador Teotonio Vilela Filho, de Alagoas, e o comandante do Exército em Alagoas, tenente-coronel Cristiano Sampaio sobrevoaram as cidades atingidas na tarde deste sábado para faciliar a identificação dos pontos mais críticos e otimizar o envio de donativos e recursos para as vítimas.
 
Chuva em Pernambuco afetou Alagoas

O Major Sandro Cavalcante, do Corpo de Bombeiros de Alagoas, disse ao G1 que o sobrevoo realizado neste sábado vai permitiu que o governo do estado enviasse a notificação de perigo e a avaliação de risco e danos provocados pela chuva. "Os documentos são necessários, por recomendação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para a homologação da situação de emergência e do estado de calamidade pública nas cidades."

Segundo Cavalcante, o total de desabrigados em Alagoas estimado em 32 mil pessoas. “Aqui também choveu bastante, mas nosso maior problema foi a chuva em Pernambuco, que provocou as inundações dos rios que passam por aqui. Esse número é muito alarmante e todas as forças estão mobilizadas para ajudar as vítimas”, disse.

Em União dos Palmares (AL), segundo os bombeiros, os tanques de uma usina de armazenamento de álcool foram arrastados pela enxurrada. Os equipamentos, com cerca de 20 metros de diâmetro e 20 metros de altura, estavam vazios e seguiram pelo rio em direção à cidade de Branquinha (AL).

Segundo a Defesa Civil do Estado, o nível dos rios Mundaú e Canhoto subiu muito nas últimas horas, mas não há registro de mais desaparecidos ou feridos. Equipes da Defesa Civil foram encaminhadas para os municípios mais atingidos para ajudar no socorro às vítimas.

De acordo com os bombeiros, as 21 cidades que registraram prejuízos e desabrigados por causa das chuvas são: Atalaia, Jundiá, São José da Laje, Jacuípe, Branquinha, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Murici, União dos Palmares, Santana do Mundaú, Capela, Cajueiro, Viçosa, Rio Largo, Maragogi, Marechal Deodoro, Anadia, Satuba e Joaquim Gomes.
fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário